Projeto Troca de Saberes promove ação comunitária em comemoração ao Dia da Árvore
Nesta quinta-feira (21), diversos parceiros, incluindo o CCI Oeste, Sema e o CRAS, se juntarão para promover atividades intergeracionais envolvendo idosos e crianças na Praça Henry Ford

Nesta quinta-feira (21), das 9h às 11h, o projeto Troca de Saberes, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), realizará ações ambientais no Centro de Convivência da Pessoa do Idoso Oeste e na Praça Henry Ford (Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes). As atividades são alusivas ao Dia da Árvore, comemorado anualmente em 21 de setembro, e toda a comunidade está convidada a participar da ação.
Por meio de um ônibus, a SMI transportará para a praça 50 idosos, junto a crianças que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Legião da Boa Vontade (LBV).
Durante a celebração, servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promoverão uma palestra de 20 minutos, abordando a relevância da arborização urbana, a importância de se ter árvores nas calçadas de propriedades urbanas e fornecendo orientações sobre o plantio e a manutenção adequada das árvores. Além disso, o Viveiro Municipal da Sema realizará o plantio de 15 mudas de árvores, incluindo espécies como sibipiruna, ipê-rosa e ipê-branco. Ao final do evento, algumas mudas serão sorteadas entre os participantes.

A programação também inclui momentos de socialização e recreação, organizados pelo educador social Gabriel Rubim, do programa Movimenta CRAS. Ele vai conduzir uma atividade intergeracional envolvendo as pessoas atendidas pelo CCI e pelo Serviço de Convivência da LBV.
Logo após o momento de socialização, uma roda de conversa sobre árvores frutíferas da Mata Atlântica será ministrada pelo biólogo e gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Henrique Pugina. A palestra é novidade para os idosos, e irá abordar a riqueza das frutas nativas de Londrina, que são pouco conhecidas. “Vamos falar sobre a importância dessas frutas, relevância ecológica e nutricional, onde encontrar, se tem mudas e qual é o melhor lugar para o plantio, entre outros assuntos”, explicou Pugina.
O casal de idosos José Gonçalves Valente e Neuza Pires de Oliveira, que frequentam o CCI Oeste, também terão uma fala, compartilhando a sua experiência sobre as árvores frutíferas.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, ressaltou a importância das ações articuladas entre as secretarias e órgãos, e agradeceu aos parceiros que possibilitam ações efetivas e articuladas. “Ações relacionadas ao fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, através do contato com o meio ambiente e da intergeracionalidade, culminam diretamente na promoção dos direitos das pessoas idosas. Além disso, promovem a mudança cultural que tanto desejamos, para consolidar o respeito e a qualidade de vida na nossa cidade”, afirmou Danelon.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.