Projeto da Funcart leva dança às escolas públicas de Londrina
“Dança nas Escolas” oferece oficinas de balé a instituições públicas de ensino da cidade e seleciona bolsistas para a Funcart
A partir desta segunda-feira (2), os alunos da Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, na região leste de Londrina, mergulham no universo mágico do balé. A instituição será a primeira a receber a edição 2014 do projeto “Dança nas Escolas”. Ao longo da semana, professores e bailarinos da Funcart levam para a comunidade escolar apresentações e ministram oficinas de técnicas básicas da arte do movimento.Os trabalhos começaram hoje (2), às 14 horas, com o espetáculo dos bailarinos da Funcart.
Sobre o tablado improvisado na quadra da Escola Maria Cândida Peixoto Salles, eles apresentam números de Dom Quixote, Esmeralda, Corsário e Paquita, dentre outras peças de repertório. A dança contemporânea fica por conta do Ballezinho de Londrina, que encena trechos de vários espetáculos de sucesso do grupo.
O projeto também abre as portas da escola para que pais, amigos e toda a comunidade local assistam às apresentações. A intenção é escolher, dentre os jovens de 7 a 12 anos, bolsistas que poderão frequentar por oito anos o curso regular da EMD, sem custos de mensalidade. Até o mês de agosto, o projeto passa ainda pelas escolas municipais Hikoma Udihara e Carlos Kraemer, também na região leste. A parceria entre a Funcart/EMD e as instituições de ensino tem apoio da Secretaria de Educação e patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina.
“Há uma expectativa grande dos alunos, porque muitos nunca foram ao teatro, nunca viram um material de dança, um figurino. As crianças vibram com essa possibilidade e com a autoafirmação de que um dia podem se tornar bailarinos”, destaca Sônia Secco, coordenadora da EMD. Ela explica que, como o “Dança nas Escolas” acontece desde 2007, muitos dos bolsistas selecionados nas primeiras edições incentivam as crianças com sua arte. “A apresentação, ao mesmo tempo, abre e fecha um ciclo. Muitos dos que estão no palco passaram pelo projeto, vieram de zonas muito humildes de Londrina, e agora têm a oportunidade de estar brilhando em cena”.
Números
Em sete anos de existência, o “Dança nas Escolas” já percorreu 37 escolas da Rede Pública Municipal de Londrina e ofereceu oficinas gratuitas para cerca de 750 professores e 8.500 alunos. Foram 63 apresentações de balé abertas para um público de mais de 15.000 pessoas. Em todos estes anos, 337 estudantes foram selecionados para frequentar, na condição de bolsistas, o curso regular de clássico na EMD.
Foto Divulgação: Fabio Alcover




