Cidadão

Sede do Samu é nomeada em homenagem a médico emergencista

Leandro Reges Perales trabalhou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por mais de dez anos e agora cede seu nome para o novo prédio que abriga o serviço

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nomeou oficialmente a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em homenagem ao médico emergencista Leandro Reges Perales. E na manhã desta quarta-feira (11), a família de Perales esteve no prédio, que foi inaugurado este ano, para receber uma placa que representa o batismo da sede do Samu Regional de Londrina com seu nome.

Foto: Vivian Honorato/PML

Na ocasião, colegas e amigos de Leandro Perales tiveram a oportunidade de compartilhar seus depoimentos e relatos sobre o período de trabalho e convívio com o médico. Entre eles, estavam a viúva Paula Graziela Pedrão Soares que, acompanhada de seus três filhos, leu trecho de um texto escrito pelo próprio Leandro.

“Há vários anos, sempre às terças a noite encontro colegas e equipe das ambulâncias de atendimento de emergência. Sou médico emergencista, faço parte da equipe avançada de suporte. Uma convivência de mais de uma década que nos faz criar amizades e empatias especiais. […] No final queremos somente uma coisa: o resultado! Não importa o quanto arriscado seja. […] O objetivo final, muitos de vocês vão pensar que é a vida. Não sei e não entendo se é isso mesmo. Gosto de pensar em modificar destinos”, dizia o texto.

Foto: Vivian Honorato/PML

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, também relembrou o período em que trabalhou com o médico. “Tive a oportunidade de conhecer o doutor Perales, e ele sempre foi muito educado na maneira de tratar as pessoas, independente de cargo e de posição. Eu já fui digitador na Secretaria Municipal de Saúde, em uma Diretoria que tinha relação muito próxima com a Urgência e Emergência, e eu sempre via nele uma fala cordial e amiga, que era como ele tratava todas as pessoas”, contou.

Sobre o trabalho do médico, Machado enfatizou sua importância no desenvolvimento dos serviços. “Uma pessoa que se dedicava a ajudar o próximo, e foi fundamental na organização do serviço de urgência e emergência aqui do município. Tinha um conhecimento e uma expertise ímpar. Nós sempre tínhamos ele como ponto de referência. Sem dúvidas é uma perda que nem o tempo vai reparar”, ressaltou.

Foto: Vivian Honorato/PML

Ao final da homenagem, os familiares e amigos do médico aproveitaram para conhecer toda a estrutura da nova sede do Samu.

Biografia – Leandro Reges Perales, paulistano, nascido em 24 de junho de 1980, veio para Londrina no ano 2000 para cursar a faculdade de medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializou-se em Residência Cirúrgica e Medicina Intensiva, pelo Instituto Albert Einstein, e cirurgia geral, pelo Hospital Universitário da UEL. Ingressou como servidor público da Prefeitura de Londrina em 2010 e na Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, na 17ª Regional de Saúde, em 2011.

Foi emergencista no Samu, no qual atuou ativamente no atendimento médico dentro das Unidades de Suporte Avançado de Vida (USAV) e como regulador médico, além de coordenador médico do Complexo Regulador de Urgência – Samu Regional Londrina 192.

Enquanto servidor do estado, atuou como médico da USAV, do antigo Paraná Urgência. Após a extinção desde serviço, passou a coordenar a Unidade de Regulação de Leitos Macronorte do Paraná. Neste cargo, contribuiu efetivamente para reorganização da rede de urgência e emergência, tanto de Londrina quanto dos demais 97 municípios que compõem a macrorregião norte do estado. Além disso, foi cirurgião geral e intensivista em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), principalmente na Santa Casa de Cambé.

Casado com Paula Graziela Pedrão Soares Perales, teve três filhos – Julia, Manuela e Davi. Leandro Reges Perales faleceu em julho de 2022, deixando um legado de admiração, respeito e saudade, entre seus familiares, amigos e colegas de profissão.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos