Bibliotecas Municipais participam de Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Atividades serão realizadas de 23 a 27 de outubro; programação completa pode ser conferida no perfil de Instagram @bplondrina
Buscando estimular o interesse da população pela leitura, formar leitores e divulgar as atividades das bibliotecas municipais, a Prefeitura promove, entre a próxima segunda (23) e sexta-feira (27), a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Londrina.
Organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através da Diretoria de Bibliotecas, as ações serão realizadas gratuitamente em diferentes bibliotecas municipais, e incluem lançamento de livros, exposição de obras de arte, contações de histórias, espetáculos teatrais e oficinas artísticas, entre outras. A programação completa está disponível na página de Instagram @bplondrina.
Conforme a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, Londrina vem realizando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca regularmente desde 2016, com ações em parceria com outras instituições, produtores culturais e outros órgãos e secretarias. Ela frisou que o objetivo é democratizar o acesso ao livro, à leitura, à literatura e aos bens culturais, como espetáculos de teatro e apresentações musicais.
“Em um momento em que há uma grande produção e difusão da informação em diversos formatos e suportes, inclusive por meio das redes sociais e outras tecnologias digitais, o livro físico proporciona o acesso a um conteúdo mais profundo e voltado à reflexão. O livro trabalha a questão cognitiva, estimula o olhar de diferentes modos para o mundo e contribui para que enfrentemos de maneira mais consciente as dificuldades do dia a dia. Dessa forma, também contribui para a formação do cidadão e para a transformação social. A leitura é fundamental para estimular as pessoas a terem um olhar crítico e desenvolverem a consciência de valores sociais”, afirmou.
Oficina sobre mediação e contação de histórias – Um dos destaques da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é a oficina “A arte de contar histórias: mediação da leitura e recursos teatrais”, que será ministrada pela professora da rede municipal e contadora de histórias Renata Suzue.
Dividida em duas partes, a atividade será realizada na segunda (23) e terça-feira (24), das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro). No total, estão disponíveis 20 vagas, e os interessados podem se inscrever por meio deste link.
A oficina é voltada para profissionais e estudantes de pedagogia e da área de educação em geral, assim como arte-educadores, bibliotecários, atores, escritores e músicos, entre outros públicos. De acordo com Suzue, os temas abordados na atividade incluem a importância da mediação na leitura, as diferenças entre ler e contar histórias, o que distingue a mediação da contação de histórias e elementos como a performance, a estratégia e o repertório.
“Essa é uma oficina formativa para adultos, e pretendemos que seja uma atividade descontraída e gostosa, conduzida de forma dinâmica, com várias discussões em grupo. Além de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais que trabalham com a mediação e contação de histórias, o curso é aberto a pessoas que queiram melhorar essas habilidades por razões pessoais, como por exemplo pais, mães e avós que contam histórias para crianças”, pontuou.