Projeto Hoftalon nas Escolas leva consultas oftalmológicas aos alunos da rede municipal
A ação ocorre neste sábado (21), na Escola Municipal Osvaldo Cruz, a partir das 8h, e serão atendidos mais de 100 alunos com idade de 6 a 10 anos

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza neste sábado (21), das 8 às 12h, mais uma ação do Projeto Hoftalon nas Escolas. A iniciativa conduzida em parceria com o Hoftalon – Hospital de Olhos oferta consultas oftalmológicas gratuitas aos alunos matriculados na rede municipal de ensino. Esta será a quarta ação do projeto e irão participar cerca de 120 alunos, de 6 a 10 anos, da Escola Municipal Osvaldo Cruz, na região sul. A escola fica na rua Leônidas Rezende Dutra, 10, Jardim Santa Joana.

O objetivo do projeto é identificar alunos que apresentam dificuldades de visão em sala de aula. “A ação é de extrema importância para a identificação de problemas oftalmológicos que possam prejudicar a qualidade de vida das crianças e, também, o bom desenvolvimento da sua aprendizagem na escola”, ressaltou a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola.
Dessa forma, o Hoftalon trará os equipamentos necessários para consultas e exames oftalmológicos. Serão utilizadas de cinco a seis salas de aula da Escola Municipal Osvaldo Cruz e, em cada uma delas, será realizado um tipo de triagem, exames, preparação e escolha de armação dos óculos. E todos os alunos foram previamente indicados pelos professores da unidade escolar.
Cerca de 20 profissionais vão participar, entre médicos, técnicos e assistente social do hospital. Também estará presente uma equipe de cinco profissionais da SME para auxiliar na organização.
E os alunos que passarem pela consulta médica e exames clínicos receberão, de forma gratuita e via parcerias organizadas pelo próprio hospital, os óculos com lentes corretivas.
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.