Projeto Poéticas Visuais distribui cartões postais inspirados em Londrina
As designers e artistas visuais Julia Bahls e Thais Beckert, autoras de pesquisa sobre a paisagem urbana de Londrina, produziram os postais que serão distribuídos gratuitamente a partir desta terça-feira (24)

Durante seis meses, Julia Bahls e Thais Beckert observaram atentamente a paisagem londrinense como parte da pesquisa “Poéticas Visuais – Um Experimento Gráfico sobre Londrina”. Para materializar as percepções sobre a cidade, as artistas transformaram 10 lugares que consideram pontos tradicionais culturais em cartão postal.

E nesta terça-feira (24), começa a distribuição gratuita dos mil postais impressos, com limite de 2 unidades por pessoa. Os interessados podem fazer a retirada nos seguintes locais: Livraria Olga, Biblioteca Pública Municipal, Ciranda, Clube das Mães Unidas, Sesc Cadeião e Centro Cultural Lupércio Luppi.
Parte da tiragem será distribuída na Universidade Estadual de Londrina (UEL) exclusivamente para estudantes de Design e Artes Visuais, nas secretarias dos respectivos cursos.
O processo criativo do projeto foi desenvolvido em diversas fases, desde a fotografia analógica até a experimentação visual, a abstração, o design gráfico e a reprodução impressa. O resultado é uma releitura do cenário urbano nas obras que agora serão presenteadas aos moradores da cidade.
Os temas da coleção de postais são: Calçadão, Anfiteatro do Zerão, Ginásio de Esportes Moringão, Rua Paranaguá, Av. Arthur Thomas, Vila Brasil, Shopping Com-tour, Avenida Higienópolis, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UEL) e Laboratório de Fotografia (UEL). Cada obra contém um breve resumo histórico sobre o local retratado.
Para além de oferecer peças de arte gratuitamente, a intenção das autoras é abrir janelas para a história e a cultura de Londrina. “Nós buscamos criar oportunidade de diálogo e reflexão entre a população e o ambiente urbano que nos cerca. Queremos alimentar um senso mais profundo de identidade, pertencimento e unicidade no lugar que chamamos de lar”, declararam Julia e Thaís.
A pesquisa “Poéticas Visuais – Um Experimento Gráfico sobre Londrina” tem financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.
Texto: Assessoria de Imprensa – Christina Mattos