Cidadão

Por um controle mais efetivo dos direitos do idoso

Uma das decisões tomadas no encontro que marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, esta semana, estabelece reunião mensal para acompanhar medidas de defesa dos idosos

IdosoConferenciaLJ2PA partir da primeira quinzena de agosto, os profissionais da Prefeitura, Ministério Público e da rede de serviços de atendimento à pessoa idosa vão se reunir mensalmente para debater as questões relativas aos direitos desse público específico, ao combate à violência e sobre o envelhecimento.

A ideia de formar um grupo de trabalho em conjunto com vários órgãos públicos surgiu durante a realização de um encontro com os profissionais da área, que foi realizado na última quarta-feira (18), no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região oeste. De acordo com a secretária municipal do Idoso, Maria Inez Mazzer Barroso, o encontro foi extremamente importante para firmar parcerias e trazer à tona novas ideias de trabalho.

“A realização desse ciclo de palestras foi muito positivo, porque foi um evento realizado para os profissionais que lidam com a pessoa idosa. No final do encontro tiramos como propostas a criação de uma delegacia e de uma vara judicial especializada para a defesa dos direitos da pessoa idosa, e a realização de campanhas educativas sobre os crimes contra as pessoas idosas vítimas de violência, entre outras. Nossa ideia é mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de que a violência é uma violação dos direitos humanos”, explicou Maria Inez.

Cerca de 70 pessoas estiverem presentes no encontro. Debateram sobre o assunto o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, Miguel Jorge Sogaiar; a doutora e coordenadora do grupo de estudo sobre envelhecimento da Universidade Estadual de Londrina, Mara Solange Dellaroza; a gerente de Atenção à Pessoa Idosa do Município de Londrina, Fábia Melhado Bera; a assistente social da Sociedade Espírita de Promoção Social, Marta Aparecida Rosa; e a gerente de Articulação Comunitária da Prefeitura de Londrina, Maria Ângela Santini.

 

Serviços de Atendimento na Prefeitura

 

De acordo com a gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Fábia Melhado Bera, em 2013 a Secretaria Municipal do Idoso registrou 600 casos novos de vítimas de violência. Este ano, já foram realizadas 240 novas denúncias de violência contra idosos. A Prefeitura recebe as denúncias, realiza o acompanhamento desses idosos e faz o encaminhamento para as demais esferas responsáveis.

O cidadão que quiser denunciar maus tratos aos idosos sejam eles a violência física, psicológica, social, sexual, abuso financeiro ou exploração econômica, negligência e abandono pode telefonar para 3372-4502 ou disque 100 ou ainda para a Promotoria do Idoso pelo 3372-9265.

 

Foto arquivo: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos