Supervisores de CMEIs e nutricionistas do Nasf passam por capacitação
Curso ajudará profissionais a orientar às mães que estão amamentando; atividades integram a Semana de Aleitamento Materno
Amanhã (8), às 14h, os supervisores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e os nutricionistas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) vão participar de uma capacitação de estímulo ao aleitamento materno. O curso será na Associação Médica de Londrina, na avenida Harry Prochet, 1.055, no bairro São Jorge. A atividade faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Irão participar profissionais dos 14 CMEIs de Londrina que contam com berçário 1 e nutricionistas de 10 equipes do Nasf. A intenção é sensibilizar estes profissionais sobre a importância da amamentação, para que eles possam repassar as informações para as mães das crianças que frequentam os centros.
“Os profissionais serão instruídos sobre a importância do leite materno, como as mães podem retirar seu leite e armazená-lo para trazer aos CMEIs, caso elas não possam vir amamentar seus filhos presencialmente. Além disso, os servidores poderão avaliar a realidade de seu local de trabalho para ajudar as mães da melhor forma possível”, explicou a coordenadora da ação, Lilian Poli de Castro.
Além desta capacitação, outro curso será realizado aos profissionais da saúde sobre o aleitamento materno. Isto porque, na segunda-feira (11), será desenvolvida a oficina de “Manejo em Aleitamento Materno: um resgate à iniciativa do Hospital Amigo da Criança”.
A ação será na Maternidade Municipal Lucilla Ballallai, que fica na rua Jacob Bartolomeu Minati, 350. Haverá palestras tanto de manhã, quanto à tarde. Cerca de 50 servidores da maternidade vão participar.
De acordo com a enfermeira da maternidade, Ana Olímpia Marcondes, os profissionais da saúde participarão de palestras sobre o manejo do aleitamento, sucção do leite materno, a importância de alimentar o bebê apenas com leite materno, como auxiliar as mães para o início da amamentação e o papel da maternidade enquanto Hospital Amigo da Criança. A capacitação visa reciclar os conhecimentos dos profissionais da saúde que lidam diariamente com o aleitamento.
A intenção dessas capacitações é contribuir para o aumento dos índices de aleitamento materno no município e sensibilizar a comunidade sobre a importância deste ato na contagem regressiva para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
O Calma é o órgão responsável pela organização da Semana Mundial de Aleitamento Materno e é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Fazem parte dele a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina, Unifil, Hospital Mater Dei, Hospital Infantil, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital Araucária, Unopar, 17ª Regional de Saúde, Pastoral da Criança, Instituto Federal do Paraná, Unimed, Deleite, Secretaria Municipal de Saúde Cambé e a Secretaria Municipal de Rolândia.
Foto ilustrativa: Luiz Jacobs




