Servidores são capacitados no combate ao tabagismo
Funcionários da saúde receberam três dias de capacitação; ação faz parte do Programa Nacional de Controle ao Tabaco
Para aumentar o número de pacientes atendidos pelo Programa Nacional de Controle ao Tabaco, 65 profissionais da rede municipal de saúde e dois residentes da psiquiatria do Hospital das Clínicas participaram nos dias 5, 7 e 12 de agosto, de uma capacitação contra o tabaco. A atividade ocorreu no auditório da Vila da Saúde e contou com médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e educadores físicos. O objetivo da ação foi preparar os profissionais para o atendimento intensivo aos dependentes de nicotina.
Este atendimento é feito em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, e cada fumante inscrito no programa conta com quatro sessões em grupos. Segundo dados da Saúde, no ano de 2013, 1.030 pessoas iniciaram o tratamento e desse número, 504 já estavam sem fumar quando chegaram ao quarto encontro. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Adulto da Secretaria de Saúde , Juliana de Oliveira Marques, a capacitação visa repor os profissionais nas UBSs que já realizam as sessões, além de ampliar o atendimento a outras unidades.
O tabagismo, além do câncer de pulmão e da dependência que causa no fumante é fator de risco para outras 50 doenças, dentre elas câncer de boca, laringe, doenças cardiovasculares e até do colo de útero. “Além das doenças, o tabagismo afeta a disposição, produtividade, capacidade de atividades físicas e faltas no trabalho. Então, a dependência do tabaco afeta não só o fumante, mas a própria sociedade”, ressaltou Juliana.
Foto PML




