Japoneses participam de rodada de negócios em Londrina
Empresários da área de tecnologia médica vieram conhecer o potencial da região
Empresários da cidade de Ueda, província de Nagano e membros do governo japonês visitaram hoje o prefeito Alexandre Kireeff para mais uma rodada de negociações visando investimento em Londrina. Os empresários assistiram apresentação com dados sobre Londrina e apresentaram dados sobre Ueda. À tarde, a missão empresarial se reuniu com empresários locais no showroom da empresa A.Yoshii.
Esta visita é um desdobramento das visitas feitas ao Japão por Kireeff e pelo vice-prefeito Guto Bellusci. O município de Ueda encaminhou uma comitiva composta por representantes políticos e empresários que vieram fazer uma apresentação aqui em Londrina e puderam assistir uma breve apresentação em japonês sobre o potencial da nossa cidade.
“Esse processo se iniciou em fevereiro de 2013 com a tratativa diplomática e duas missões: uma com caráter de aproximação na qual eu estive presente e outra com caráter mais técnico e comercial em que o Guto Bellusci participou e que agora começam a gerar os resultados”, explicou o prefeito.
Na comitiva há empresários japoneses da área de tecnologia médica, de biotecnologia, agricultura, bebidas, tecnologia de resíduos sólidos, peças automotivas e fabricantes de máquinas de precisão. É um conjunto diversificado de empresas, que procuram uma aproximação com o empresariado local. “Agora no período da tarde haverá a apresentação de negócios em que eles pretendem investir na nossa cidade e na expectativa de encontrar parceiros londrinenses. É um dia importante que eu espero que gere resultados positivos”, concluiu Kireeff.
O representante da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná, Yoshiaki Oshiro, disse que é uma satisfação receber os empresários e políticos de Ueda em Londrina e que espera que a amizade existente entre a cidade brasileira e a japonesa possa gerar bons frutos para ambos os municípios. “O Japão está altamente interessado em investir no Brasil. Eles têm grande interesse em manter uma relação estreita entre Brasil e Japão e, ao mesmo tempo, de manter um entendimento, compreensão e trazer tecnologia do Japão para criar uma grande parceria. Estes parceiros de Ueda vieram com disposição para consolidar negócios aqui e esta cidade é muito importante na área de alta tecnologia médica”, disse Oshiro.
Durante o encontro, o representante da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão no Japão, Satoshi Tsuda, disse que as empresas que detêm a tecnologia utilizada pelas grandes indústrias são de pequeno e médio porte, sendo que representantes de algumas delas estão nesta comitiva que visitou Kireeff hoje. Ele explicou também que há interesses dos empresários de trabalharem em conjunto com parceiros brasileiros no desenvolvimento de novas tecnologias como é o caso de área de resíduos sólidos.
Os investidores pretendem encontrar aqui parceiros comerciais e industriais e revendedores de produtos. As atividades da visita serão coordenadas pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ) e Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos.
Estiveram presentes na reunião de hoje o presidente da Câmara Municipal de Ueda, Kentaro Matsuyama, secretário de Turismo Keiji Seki, representantes das empresas Wataya Seikakusho, Shinshu Meijyo, Gurimu Co. Ltd., Shinshu Sanada, e a Organ Needle, além de pessoas do Departamento de Comércio e Turismo da Prefeitura de Ueda, da Câmara de Vereadores de Ueda, da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil do Paraná (CCIBJ-PR), da JTB Agência de Turismo de Ueda, o presidente da Acil, Valter Orsi, o coordenador regional da FIEP, Ary Sudan, o representante do Fórum Desenvolve Londrina, Clóvis Coelho, presidente da Comel, Victor Hugo Dantas, presidente da Integrada Cooperativa, Jorge Hashimoto, gerente regional do Sebrae, Heverson Feliciano, o conselheiro do Sicoob, George Hiraiwa, presidente do Sinduscon, Osmar Alves, presidente da Sociedade Rural do Paraná, Moacir Sgarioni, representante do Ceal, Sérgio Sorgi, e o diretor da Agência Terra Roxa Investimento, Alexandre Farina e o empresário Atsuhi Yoshii.
Fotos: N.Com