Cidade

Canto do MARL realiza Mostra Cultural e Feirão da Resistência neste sábado (9)

As ações estão previstas para ocorrer a partir das 9h na sede do MARL, com o Feirão, e contam com um cortejo iniciado às 10h no Calçadão de Londrina, encerrando às 17h

Neste sábado (9), o Projeto Cultura em Resistência, programação que comemora os 10 anos do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL), irá realizar o último cortejo público em homenagem ao tempo de execução do Movimento. Ao longo do dia, o MARL irá promover, com grupos de artistas que residem na Vila Cultural Canto do MARL, uma mostra cultural em paralelo às ações do coletivo Feirão da Resistência e da Reforma Agrária.

Aos interessados, as atividades são gratuitas e serão executadas na sede do MARL, localizada na avenida Duque de Caxias, 3.241, Centro, a partir das 9h, com o Feirão, iniciativa que teve início em 2017, conhecida pelas feiras mensais realizadas na cidade, e que, hoje, conta com os integrantes Vanessa Coutinho, Josemar Lucas, Ana Paula Berehulka, Kelly Ferrer Nagahara, Maria Zannata, pessoas que atuam de forma contínua e voluntária.

O coletivo atua como uma feira cultural que abriga diversos segmentos de economia política e solidária, dentre os quais alimentação, produtos orgânicos e agroecológicos, produtos artesanais, lançamentos de livros de autoras/es locais, música, intervenções e exposições artísticas e rodas de conversas.

Foto: Divulgação

Na ocasião, haverá música ao vivo com o músico Guto Medalha, a dupla Edna Aguiar e Pedro José, e o grupo Trinca do Samba; rodas de conversa com o Projeto Paidéia; contação de histórias afro-pindorâmicas com Erica Liranço; espetáculos teatrais com os grupos Fábrica do Teatro do Oprimido (FTO) e Caos e Acaso; lançamento do livro “Marcas no Corpo: Aproximações entre arte, violência e gênero”, escrito por Renata Santana e a exposição fotográfica “Leno: queria nascer flor”.

Já o Cortejo está previsto para começar a partir das 10h no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil (BC) seguindo em direção ao Canto do MARL. No mesmo local, compondo o calendário de programações artísticas do 89° Aniversário de Londrina, irá ocorrer uma apresentação da turma do quarto módulo do Curso Livre de Teatro de Rua, ministrado pelo professor e artista Rogério Francisco Costa.

A performance “Estranha Natureza”, que conta com os artistas Amabyle, Bárbara Neves, Camila Braga, Camila Freitas Lanfrede, Fabiane Maximino, Josemar Lucas, Regina Rossa e Túlio Padilha, apresenta uma serpente cósmica que aterrissa em uma terra distante e os tripulantes da canoa-nave-cobra se deparam com outros seres. As relações que se estabelecem neste lugar revelam a força de renovação da vida. A vida é uma dança, cuja coreografia é composta pelos passos dados por cada pessoa e dançada por um grande corpo coletivo onde neste movimento tudo se renova. Todas as atividades estão previstas  para serem encerradas às 17h.

Segundo o integrante da comissão organizadora, Josemar Lucas, o Canto do MARL é um espaço importante para Londrina e região, pois é um lugar que impulsiona a cultura e permite o encontro de várias tendências e manifestações artísticas como teatro, dança e música. “Neste evento de sábado, em conjunto com o Feirão da Resistência, que em junho deste ano completou seis anos, vamos ter um momento de encerramento de atividades deste ano perto de uma data tão simbólica que é o aniversário de Londrina”, ressaltou.

Projeto Cultura em Resistência – Neste ano, a Vila Cultural Canto do MARL recebeu uma diversidade de artistas e grupos que contribuíram de forma significativa para com o movimento. Ao todo, foram realizados seis eventos que marcaram datas importantes para o Movimento em articulação com outras frentes e coletivos parceiros, sendo eles a Fest’AMARL, no mês de março, o Abril Indígena, junto ao coletivo Quizomba, a Mostra Entre-Vilas, o evento de sete anos de OKUPA, que teve parceria com o Festival Internacional de Londrina (Filo), o Outubro Transfeminista e, por fim, a Mostra MARL

A Vila Cultural Canto do MARL e o Projeto Cultura em Resistência – 10 anos MARL têm o patrocínio da Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). São apoiadores o Feirão da Resistência e da Reforma Agrária, F.T.O Londrina, Baque de Obá Kossô, Primavera Jataí, Coletivo Partilhar, Sindicato dos Jornalistas de Londrina e Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.

Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina com informações da assessoria do Movimento de Artistas de Rua de Londrina (MARL)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos