GM prende suspeito por violência doméstica após mulher usar código em ligação
A solicitante ligou para o telefone 153 e disfarçou pedindo uma marmita, para não chamar a atenção do agressor; Guarda Municipal realizou diversas outras ações no fim de semana
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos e serviços prestados pelas equipes operacionais durante o final de semana, entre os dias 8 e 10 de dezembro.
A Central de Emergência da GM foi acionada por volta das 13h de sexta-feira (8) por uma mulher vítima de violência doméstica. Inicialmente, ela pediu uma marmita para o atendente, porém, mesmo tendo sido informada de que se tratava do telefone da instituição de segurança pública, a denunciante insistiu com o pedido.
O guarda municipal percebeu que havia algo errado, devido ao tom de voz da solicitante, e fez alguns questionamentos simples que confirmaram o pedido de socorro. Na sequência, a central enviou a viatura mais próxima para o endereço. Ao chegar ao local, os guardas municipais deram voz de abordagem ao suspeito.
A vítima relatou aos guardas que sofria havia bastante tempo com as ameaças. Devido aos fatos narrados, as partes envolvidas no caso foram encaminhadas para a delegacia de polícia para que a autoridade policial pudesse avaliar a situação. A solicitante foi orientada a pedir uma medida protetiva de urgência, documento que impede que o agressor se aproxime.
Escolta de nova frota do transporte coletivo
Na tarde de ontem (10), as equipes da GM prestaram apoio à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizando a escolta dos novos ônibus que foram entregues em comemoração ao aniversário da cidade. Não houve registro de incidentes.
Roubo
Uma equipe da GM realizava patrulhamento pelo entorno do Zerão, na região central, por volta das 2h30 da madrugada de sábado (9), quando foi parada por uma ambulância. O solicitante informou que os ocupantes do veículo de emergência foram assaltados por três homens, que mencionaram estar armados.
As vítimas informaram as características dos assaltantes para os guardas municipais, que imediatamente realizaram ronda ostensiva para encontrá-los. Na sequência, uma das vítimas conseguiu acessar a localização em tempo real do celular roubado, que mostrou que o aparelho estava próximo ao Ginásio de Esportes Moringão. Outra equipe de apoio da Guarda Municipal foi até o local indicado e conseguiu encontrar e abordar os suspeitos, que estavam deitados na grama, tentando se esconder.
Devido aos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a delegacia de plantão da Polícia Civil e vão responder pelo crime. Um dos homens estava foragido da justiça pelo crime de estupro. Parte dos pertences das vítimas (bolsa e celular) foram recuperados e devolvidos.
Bosque central
A central da GM foi acionada por meio do totem de monitoramento instalado no Bosque Marechal Cândido Rondon, região central, por volta das 22h de sábado (9), por um solicitante que informou que havia um cadáver no interior do próprio público.
Imediatamente, a equipe que faz ronda pela área foi até o local e encontrou um homem suspeito, que confessou aos guardas municipais que havia cometido o ato e indicou onde estava o corpo. Segundo o suspeito, ele havia combinado um programa amoroso com a vítima, porém, não recebeu a quantia combinada.
Devido ao fato, ele recebeu voz de prisão imediatamente e foi encaminhado para a delegacia de plantão. Os órgãos competentes foram acionados para fazer atestar o óbito e realizar os demais procedimentos cabíveis.
Tráfico de drogas
Por volta das 3h de sábado (9), uma equipe da Guarda Municipal patrulhava pela região norte quando avistou um homem suspeito, que tentou esconder um pacote ao ver a viatura se aproximar.
Ele recebeu voz de abordagem e, na sequência, os guardas localizaram oito pinos de cocaína e R$ 17. Devido ao fato, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de plantão.
Embriaguez ao volante
Uma equipe da Guarda Municipal realizava ronda pelo entorno do Museu Histórico de Londrina, próximo à Praça Tomi Nakagawa, região central, por volta das 4h de sábado (9), quando se deparou com um carro parado, com o pisca-alerta ligado. O automóvel estava em uma das faixas de rolamento da avenida Leste-Oeste, perto do semáforo.
Os guardas desceram da viatura para verificar e viram o condutor irresponsivo, com os olhos fechados. No banco de trás havia uma mulher, também irresponsiva. Em seguida, eles foram acordados. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado, porém, o motorista confessou que havia ingerido bebida alcoólica, fato que o fez adormecer ao volante.
O homem apresentava fala desconexa e dizia não ter noção do horário. Os guardas ofereceram o teste do etilômetro, porém, o rapaz recusou. Dentro do carro, foi encontrada uma lata de cerveja. Devido ao fato, ele recebeu voz de prisão pelo crime e foi encaminhado para a delegacia de plantão. O veículo foi encaminhado para o pátio municipal.
Demais atendimentos
Na sexta-feira (8), a Guarda Municipal prestou apoio à Secretaria Municipal de Educação (SME) para acompanhar alunos de várias escolas municipais que realizaram uma visita ao Parque Arthur Thomas. No domingo (10), guardas municipais prestaram apoio para garantir a segurança dos participantes da prova Pedestre de Londrina, que aconteceu em comemoração ao aniversário de 89 anos da cidade.
Durante todo o final de semana, o serviço de segurança no entorno dos prédios públicos, praças, unidades escolares e unidades de saúde foi intensificado. A Defesa Social reforça que tanto o telefone de emergência quanto o aplicativo 153 Cidadão estão à disposição de quem precisar.