Destaques

Ensino básico de Londrina se destaca em avaliação

Ideb mostra que qualidade da educação fundamental em Londrina está acima da  média nacional e estadual

 Ideb mostra que qualidade da educação fundamental em Londrina está acima da  média nacional e estadual

 

O índice que avalia os resultados dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental destacou a cidade de Londrina com doze pontos percentuais acima da média nacional. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no site do Ministério da Educação (MEC). A média das escolas municipais londrinenses foi de 6,4%, enquanto a média nacional nos anos iniciais do ensino fundamental total foi de 5,2%.

As principais avaliações do estudo são o tempo que o aluno leva para concluir o 5º ano juntamente com as notas das matérias de português e matemática atingidas nesse período.
Ideb mostra que qualidade da educação fundamental em Londrina está acima da  média nacional e estadualDe acordo com a secretária de Educação, Janet Thomas, em Londrina o resultado foi satisfatório e é reflexo do trabalho feito em conjunto com os diretores e professores. Algumas das ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, segundo Janet, foram os incentivos às aulas de contraturno com programa de recuperação de alunos com distorção idade/ série, participação no  Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implementação da Escola de Gestores, desenvolvimento do Projeto de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), realização da Escola de Formação de Colegiados Escolares, disponibilização de Ciclo De Palestras para professores,  entre outros projetos ofertados.

Algumas escolas tiveram médias abaixo de cinco. Porém, segundo a secretária de Educação são escolas que estavam sendo monitoradas pelas avaliações da Secretaria, antes mesmo de sair o resultado do Ideb, e as atitudes para melhoria já estavam sendo tomadas. “Nós tivemos várias escolas com médias acima de 7,5%, número próximo ao de escolas de países como Finlândia e Coréia do Sul, e isso é muito satisfatório.”

 

Fotos: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos