GM flagra nove pessoas consumindo bebida alcoólica em via pública após as 22h
Equipes seguem intensificando as ações de fiscalização de trânsito e da Lei Seca Municipal aos finais de semana
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos principais atendimentos e serviços desenvolvidos durante o último final de semana, entre os dias 5 e 7 de janeiro.
Durante o período, as equipes do setor operacional da instituição seguiram realizando ações de fiscalização de trânsito e da Lei Seca Municipal, como nos demais fins de semana.
Os guardas municipais montaram pontos de fiscalização em várias regiões da cidade, a fim de promover a segurança no trânsito. O trabalho resultou na lavratura de 53 autos de infração de trânsito, e no recolhimento de 12 motos e seis carros pelo flagrante de irregularidades na documentação. Além disso, a GM flagrou ainda nove pessoas que estavam consumindo bebida alcoólica na via pública após as 22h, e todas foram autuadas.
Outros destaques
Por volta das 21h de sexta-feira (5), um guarda municipal que estava de plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste pediu apoio de uma equipe que realizava ronda em viatura pela região. O agente solicitava suporte para a abordagem a um homem que havia danificado um equipamento de controle na unidade de saúde.
O cidadão havia recebido atendimento cerca de 30 minutos antes, porém, voltou ao local bastante agitado, golpeou o vidro do balcão com a mão, exigindo um atestado médico, e posteriormente tentou arrancar um extintor da parede. Neste momento, foi contido pelo GM, que o impediu de alcançar o extintor. Na sequência, o homem empurrou intencionalmente o totem de senhas, causando danos ao objeto e prejudicando o atendimento ao público.
Devido ao fato, ele recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de dano ao patrimônio público e, com o apoio da equipe da viatura da área, foi encaminhado para a central de flagrantes da Polícia Civil.
Violência doméstica
A central de emergência da Guarda Municipal de Londrina foi acionada através do telefone 153, por volta das 21h20 de sexta-feira (5), para comparecer a uma residência localizada no Parque Ouro Branco, região sul da cidade. Ao fazer a chamada, o solicitante relatou que vizinhos tinham flagrado um homem arrombando a porta da casa.
Rapidamente, a viatura mais próxima da Patrulha Maria da Penha foi acionada para verificar a situação. Ao chegar ao endereço, os guardas municipais conversaram com a proprietária da residência, que informou que havia terminado o relacionamento com o homem há cerca de um ano, porém ele não aceita o fato e continua a procurá-la.
A vítima informou ainda que existe um histórico de agressões cometidas pelo suspeito. Relatou, inclusive, que pouco antes da viatura chegar, ele a ameaçou de morte após agredir a filha de dez anos do ex-casal. Os guardas anotaram as características do suspeito e realizaram ronda pelo bairro.
A equipe conseguiu localizar o suspeito em um bar localizado nas proximidades da residência. Ele recebeu voz de abordagem e, após a confirmação de sua identidade, a equipe deu voz de prisão ao homem. Na sequência, as partes envolvidas no caso foram encaminhadas para a central de flagrantes. O cidadão deve responder pelos crimes de injúria e ameaça. A vítima foi orientada a solicitar uma medida protetiva de urgência.
Achado de entorpecente
No último domingo (7), uma equipe realizava patrulhamento preventivo pelo Conjunto Novo Amparo quando avistou um homem em atitude suspeita na Rua Maria Garcia Lopes. O indivíduo correu ao perceber a aproximação da viatura, abandonando uma sacola.
Não foi possível abordar o suspeito. A equipe verificou a embalagem plástica e encontrou 111 porções de entorpecentes variados, sendo 64 de maconha (213 gramas), 35 de cocaína (26 gramas), 12 pedras de crack (4 gramas), assim como R$ 300,00 em cédulas e moedas. Devido ao fato, os objetos foram apreendidos e entregues à delegacia da Polícia Civil.
Demais atendimentos
As equipes da GM seguem reforçando a presença nas áreas públicas de lazer, postos de saúde, unidades escolares e nos demais prédios públicos da Prefeitura. Casos suspeitos podem ser informados para o telefone 153 ou pelo aplicativo 153 Cidadão, disponível para qualquer telefone móvel.