Biblioteca Infantil traz contação de história e oficina nesta quarta-feira (17)
Parte da programação de férias, a atividade tem entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo número (43) 3371-6603; agenda de férias tem ações até 26 de janeiro

Nesta quarta-feira (17), às 9h30, a Biblioteca Infantil receberá mais um encontro de contação de história, dessa vez com a narração da fábula “As três penas”, dos irmãos Grimm, e do conto “Fofinho”, de Teresa Noronha. O condutor da atividade será Tiago da Fonseca, que ainda mediará uma oficina com jogos de tabuleiro. A entrada é gratuita, tendo como público-alvo crianças de 6 a 10 anos. Para participar é preciso se inscrever pelo número (43) 3371-6603. A biblioteca fica localizada na Praça 1° de Maio,110, Centro, ao lado da Concha Acústica.
A narração das histórias será feita pelo professor e pedagogo Tiago da Fonseca, especializado em mediação de leitura e história, e neuropsicopedagogia, área multidisciplinar com estudos relacionados à área do saber e aprendizagem. “Comecei a me dedicar e fui percebendo a funcionalidade de trabalhar com a abordagem das histórias, e trazer algo prático para poder conciliar com este trabalho. No momento dos encontros de contação utilizamos objetos de forma interativa para prender a atenção dos espectadores, reforçando o livro como ferramenta para buscar novos aprendizados e aventuras”, disse.
A ação é parte da programação do “Férias na Biblioteca”, iniciativa realizada pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que terá encontros até o dia 26 de janeiro.
Segundo a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, o objetivo dessa programação de férias é trabalhar o incentivo e o prazer pela leitura por meio da contação de histórias e atividades dinâmicas e lúdicas. “O propósito das contações, e também das oficinas, é sempre colaborar para formar uma Londrina mais leitora e apreciadora da cultura”, frisou.
Sobre as histórias
O livro “As três penas”, narra de uma forma encantadora a história de um velho rei, hesitante sobre qual dos três filhos deveria herdar o trono. Então, em um gesto de sabedoria, soprou três penas para o ar, implicando diversos desafios para cada um de seus filhos.
Já o conto “Fofinho” conta história de um pintinho que morava em um caixote de madeira e pertencia a uma menina chamada Mariana, que deu o nome do pequenino de Fofinho, por ser muito macio e curioso. Um dia, o bichinho consegue sair de casa e, ao se deparar com animais de diferentes naturezas, ele vive experiências e começa a fazer questionamentos para entender sua identidade enquanto animal.
Texto: Daiane Dutra, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina