Prefeitura conclui duplicação de pista da avenida Paulo Novaes da Silveira
Localizada na região oeste, na divisa entre Londrina e Cambé, a via agora está totalmente duplicada; sistema de drenagem foi revitalizado e trecho ganhou novas calçadas acessíveis
Mais uma importante avenida foi duplicada e restaurada pela Prefeitura de Londrina, sendo realização integrante do programa permanente de obras estruturais e aprimoramentos na malha viária, que leva melhorias a todas as áreas da cidade. Dessa vez, a população da região oeste foi contemplada com a duplicação da avenida Paulo Novaes da Silveira, localizada no Jardim Sabará, na divisa com Cambé. A obra consistiu na ampliação da pista em um trecho de 600 metros, aproximadamente, desde a rua Vital Ferreira Chagas até a Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445).
Com a conclusão dessa iniciativa, agora a avenida está totalmente duplicada, sendo que antes já contava com uma parte da pista em duas faixas de rolagem, em cada um dos sentidos. O trânsito na área onde a obra foi executada já estava 100% liberado desde o final de dezembro, e agora há apenas um breve complemento a ser concluído, em uma entrada de calçada para um terreno. Assim, a finalização da obra deverá ocorrer antes do prazo final estipulado por contrato, que era até o dia 28 de fevereiro de 2024.
A área total de execução da obra foi de 4.472 m² em pavimentação, com total de cerca de 559 toneladas de massa asfáltica (CBUQ). Além deste trabalho de dilatação da via em pista dupla, a Prefeitura também fez neste trecho a construção de novas calçadas com piso tátil e guias rebaixadas, e instalou nova sinalização viária, entre outros complementos. Em calçadas implantadas, o total realizado foi de cerca de 550 metros, sendo que antes este trecho não contava com passeio público em quase toda a sua extensão.
O sistema de drenagem de águas pluviais foi outro ponto de atenção neste projeto, que ampliou as galerias deste ramal, contribuindo para uma vazão adequada na captação das chuvas naquela localidade. As novas tubulações de galerias pluviais somam 375 metros de instalações.
Este conjunto de intervenções veio para melhorar a qualidade da pista e a mobilidade urbana em uma área da região oeste que interliga Londrina e Cambé, e por onde milhares de pessoas trafegam diariamente. Além de permitir maior fluidez de veículos, tendo passagem também do transporte público, a obra traz mais segurança e conforto aos usuários em seus trajetos cotidianos.
O investimento foi de R$ 1,8 milhão, aproximadamente, para a execução de todas as atividades, feitas pela empresa Tomelleri Engenharia, com recursos viabilizados por meio da linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), da Caixa Econômica Federal (CEF).
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, realçou a relevância da obra para essa área de Londrina. “Uma parte da avenida fica em Londrina e a outra em Cambé, ligando pontos importantes bem próximos da PR-445. São muitos moradores e trabalhadores que circulam pela via, em uma área de abrangência que conta com comércios, escola e mercado, então era uma obra viária bastante aguardada e cobrada, que agora está sendo finalizada. Antes, o trecho em questão contava com pista única e estreita, sem calçadas, dificultando o trânsito em um local movimentado. O investimento é importante e traz benefícios à mobilidade urbana, como tem sido feito nos projetos da Prefeitura para esse segmento, espalhando obras por todas as regiões”, afirmou.