Destaques

Antiga Casa da Criança será restaurada

ordem.serviço.cultura

A previsão de entrega é de 10 a 12 meses; a obra  vai custar R$1,180 milhão e os recursos resultam da “economia, austeridade e esforço”, disse o prefeito

Na manhã de hoje (10), o prefeito Alexandre Kireeff firmou convênio para o início das obras de restauração ordem.serviço.culturade um espaço importante na história da cidade: o prédio da Secretaria Municipal de Cultura, onde funcionava a antiga Casa da Criança na Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica.

A obra é de grande importância para a cidade, sendo a primeira obra de restauro de edificação em Londrina bancada integralmente pelo poder público municipal,  com valor estimado em R$1,180 milhão. O restauro prevê o resgate de vários aspectos originais, inclusive com a demolição de anexos que ao longo dos anos foram incorporados ao prédio original.

ordem.serviço.cultura“Se tudo der certo até dezembro do próximo ano teremos essa entrega. Esse prédio tem um valor histórico para Londrina e para o Brasil. Determinados elementos construtivos têm se apresentado. Não é simplesmente retirar os azulejos e colocar outros no lugar, porque é preciso fazer o reaproveitamento. É uma série de pequenos detalhes que fazem a diferente do restauro para uma reforma”, explicou a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana.

A empresa responsável pelas obras será a NS Engenharia, vencedora da licitação. A previsão inicial de entrega é de 10 a 12 meses. As obras estavam paralisadas desde 2010. De lá para cá houve quatro processos licitatórios, em que alguns não tiveram empresas interessadas, em outros os valores estavam desatualizados em relação ao valor de mercado e havia empresas sem responsáveis técnicos para a restauração.

O prefeito ressaltou que depois de um longo período de processos licitatórios, sai o primeiro contrato da Prefeitura para um restauro de prédio público pago com recursos próprios. “Com muita economia, austeridade e esforço da Secretaria de Cultura foi possível criar as condições para que fosse finalizada a licitação e começassem as obras. Não há nada que a gente consegue conquistar sem esforço e dedicação. Na sequencia desta entrega temos outros novos desafios a serem cumpridos”, finalizou Kireeff.

Depois da restauração, o local será um novo espaço cultural. A parte superior, por exemplo, o antigo solário da Casa da Criança, que se encontra totalmente descaracterizado, será resgatado em suas características originais. Lá haverá uma área aberta e também um local fechado para a realização de eventos e ações culturais.

Outra novidade será a adequação de um auditório para 50 pessoas, previsto no projeto original, mas que nunca chegou a ser viabilizado. A já tradicional Sala de Exposições José Antônio Teodoro também será reativada e aberta ao público após a reinauguração. Além disso, o prédio será novamente a sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, abrigando o gabinete e as diretorias de Incentivo à Cultura, Ações Culturais e Patrimônio Artístico e Histórico-cultural.

Prédio é marco social de Londrina

CulturaArquivoLJPA restauração do prédio da Cultura significa a recuperação de um espaço que representa um marco social na história de Londrina. Inaugurado em 1955 e projetado pelos renomados arquitetos João Batista Villanova Artigas e Carlos Castaldi, o prédio foi construído durante o governo do prefeito Hugo Cabral para abrigar a Casa da Criança, que foi a primeira creche do Município. O local também já foi utilizado como Biblioteca Municipal de Londrina na década de 1970. “É uma construção representativa da linguagem modernista, um espaço importante para Londrina pela questão histórica que marca sua origem e por seu valor arquitetônico”, afirma a diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes.

 

Fotos: Vivian Honorato e arquivo N.Com

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos