Cidadão

Unidade de Saúde da Vila Portuguesa recebe melhorias

Esta é a décima unidade de saúde que recebeu melhorias durante a gestão de Alexandre Kireeff

UbsVilaPortuguesaA partir de hoje (17), os moradores da Vila Portuguesa e de outros 21 bairros do entorno, podem voltar a utilizar a sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Ody Silveira, que está com pintura nova, banheiros adaptados às pessoas com necessidades especiais, calçada externa com piso tátil e corrimão, e telhado reformado. A unidade foi reaberta pelo secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri.

Estas melhorias vão beneficiar uma área de abrangência de 10 mil moradores. Em média, por dia, a UBS do CSU atende mais de 150 pessoas e enquanto estava sendo reformada, a sede ficou fechada, mas o atendimento não foi prejudicado. Os pacientes foram acolhidos, realizaram consultas médicas, coleta de exames e atendimentos com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no antigo Mercado Municipal da Vila Casoni. Os procedimentos de enfermagem foram realizados na USF Vila Nova e o odontologia adulta e infantil no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

As melhorias tiveram um custo total de R$ 77.986,84, que são provenientes do convênio do Programa Requalifica Unidade Básica de Saúde, do Ministério da Saúde. A empresa responsável foi  a NSA Construtora de Obras Ltda. Para o secretário de Saúde, a reabertura da UBS é o cumprimento da primeira etapa de planejamento para melhorar a saúde pública de Londrina.  

“A reforma é um compromisso de adequar as estruturas físicas das unidades de saúde. É a primeira parte do planejamento em saúde. Agora, iremos dar continuação à melhoria na parte de mobiliário e depois será a parte dos recursos humanos”, disse El Kadri.   

UbsVilaPortuguesaNesta unidade, são realizados os programas como Saúde da Família e Saúde da Mulher; atendimento odontológico infanto-juvenil, enfermagem, clínica médica, ginecologia, pediatria, entre outros. Ela foi implantada em 1979 e fica na no Centro Social Urbano (CSU), localizada Rua Atílio Scudeler, nº 283 – Vila Portuguesa. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Outras obras

Até o momento,  nove unidades reformadas foram entregues. São elas: Jardim Santiago, Jardim União da Vitória, Cabo Frio/Imagawa, Jardim Tókio, Conjunto Aquiles Stenghel, Jardim Marabá, Distrito de Guaravera, Conjunto Vivi Xavier e do Conjunto Parigot de Souza. Também foi entregue a nova unidade do Guanabara.

A intenção da Prefeitura é entregar ainda este mês as reformas das UBS Anibal Siqueira Cabral (Cafezal); Irmã Maria Osvalda Kneer (Lindóia); Dr. Paulo Roberto Moita da Silva (Armindo Guazzi) e a Dr. Roberto Schnitzler (Novo Amparo) e inaugurar a UBS Campos Verdes.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos