Oficina de velas de citronela será realizada no CCI Oeste nesta terça (5)
A atividade é gratuita e aberta a pessoas com idade a partir de 60 anos; os idosos irão aprender a confeccionar velas de citronela para serem utilizadas como repelentes

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), por meio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Oeste, vai realizar uma oficina de produção de velas de citronela nesta terça-feira (5). A atividade é gratuita e terá início às 13h30, na sede do CCI Oeste, localizada na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.
Podem participar pessoas com a idade a partir de 60 anos. As inscrições prévias não são obrigatórias, sendo que quem desejar participar pode simplesmente comparecer à unidade. Porém, quem quiser garantir seu lugar pode entrar em contato pelo telefone (43) 3375-0334. O objetivo da ação é ensinar os idosos a produzirem velas de citronela para serem utilizadas em casa como repelente de mosquitos.

A oficina será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Guilherme Casanova Júnior. De acordo com ele, devido ao momento atual, de dengue em alta, é importante combater o mosquito Aedes aegypti, e a vela de citronela é uma ferramenta eficiente nesse sentido.
“Vamos trabalhar com a vela de citronela, ensinando passo a passo como fazer. Serão utilizados restos de velas usadas, óleo e plantas, a fim de produzir essas velas repelentes, para que os idosos possam usá-las em casa”, disse Casanova Júnior.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, disse que é um compromisso desta gestão fazer com que as políticas voltadas à pessoa idosa tenham também como foco o acesso cultural, educação, cidadania e múltiplos aprendizados, tão essenciais em qualquer idade. “Os Centros de Convivência são espaços públicos extremamente importantes para a ampliação dos direitos das pessoas idosas”, explicou.
Segundo o gerente de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso, Michel Alcazar Nakad, a realização de oficinas em diferentes Centros de Convivência da Pessoa Idosa torna o processo de aprendizagem mais produtivo. “Essas práticas estimulam a capacidade cognitiva e contribuem para a saúde física e mental das pessoas idosas”, sublinhou Nakad.
Texto: Daiane Dutra, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.