Londrina discute violência contra a mulher na capital
Objetivo é traçar políticas de enfrentamento à violência, diz a socióloga Elaine Galvão
A secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, participou ontem (21) da Câmara Técnica de Gestão Estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher. O evento aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e contou com gestores de políticas para as mulheres dos governos estadual e municipais, TJ, MP, entre outros.
Debatido no encontro, o Projeto Basta – capitaneado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) do governo estadual – visa conscientizar os agressores para que não se tornem reincidentes. Para isso, os agressores são compulsoriamente “convidados” a participar de grupos reflexivos.
Para a secretária Sônia Medeiros, conscientizar e incentivar os agressores a mudanças comportamentais irá contribuir para acabar com o ‘vai e volta’ da prisão. “Muitos agressores se surpreendem quando informados de que a violência se configura também por vias psicológicas”, diz.
Projeto Básico Integral
Também objeto de discussão durante a Câmara Técnica, o Projeto Básico Integral é um documento que está sendo elaborado para orientar a implementação das ações do Pacto de Enfrentamento à Violência.
De acordo com a socióloga da Secretaria de Políticas para as Mulheres e uma das representantes do município no projeto, Elaine Galvão, o objetivo é otimizar a qualidade dos dados para traçar as políticas de enfrentamento à violência.
A próxima Câmara Técnica está programada para os dias 27 e 28 de novembro no mesmo local.
Foto: Luiz Jacobs