Londrina terá 1ª Conferência Livre com Migrantes e Refugiados
Objetivo é debater temas sobre migrações, refúgio e apatridia, propor e discutir propostas de melhorias quanto às políticas públicas para esse público

A cidade de Londrina terá a 1ª Conferência Livre Local com Migrantes e Refugiados, neste sábado (9), das 13h30 às 18h, no auditório da Unicesumar (avenida Santa Mônica, 450). O evento é realizado pelo Grupo de Trabalho sobre Migrantes, Refugiados, Apátridas e seus Familiares (GT Migrantes) e tem apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Qualquer pessoa a partir de 16 anos, seja brasileiro, naturalizado brasileiro, migrante, refugiado e apátrida pode participar. Para isso, é necessário efetuar inscrição neste link https://www.uel.br/eventos/insc/?id=8866.
A conferência reunirá reflexões, desafios e perspectivas acumuladas nos mais diversos setores da sociedade no que se refere à migração, refúgio e apatridia, a partir do tema “Cidadania em Movimento”. “Este evento será um espaço de diálogo social e construção coletiva, no qual os inscritos poderão apresentar suas demandas e contribuir para a construção de propostas de melhorias na política pública em nosso país”, ressaltou a coordenadora de gestão do Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Suas Famílias, Taís Paton.
Segundo a coordenadora, o evento será um espaço de fala para os migrantes e refugiados. “É uma maneira de fomentar a participação social e política deles, bem como realizar a integralização entre as secretarias municipais de todas as esferas, organizações da sociedade civil, associações e coletivos que atuam com o tema da migração”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, enfatizou que a conferência é um momento muito importante para discutir e ouvir as demandas dos migrantes e refugiados. “Lembrando que Londrina foi o primeiro município do Brasil a implantar um programa específico para atender esse público”, destacou.
As discussões e propostas serão organizadas ao redor de seis eixos: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Interculturalidade e diversidades; Governança e participação social; Regularização migratória e documental; e Enfrentamento a violações de direitos.
A Conferência local é etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia (Comigrar), que também irá ocorrer em 2024, favorecendo a participação comunitária na discussão e construção de políticas públicas para esses segmentos.
GT Migrantes – O Grupo de Trabalho para Migrantes, Refugiados, Apátridas e seus familiares de Londrina e região é composto por organizações como Ministério Público do Estado do Paraná, Cáritas Arquidiocesana de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unifil, Secretaria Municipal de Assistência Social, Acil, Defensoria