Prefeitura inicia recape da Rua Lindalva Silva Basseto e da Avenida Gines Parra
Importantes vias da região norte ganharão asfalto novo e de qualidade; previsão é que obras sejam concluídas até setembro

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), iniciou na semana passada as obras de recape de duas importantes vias da zona norte. São elas a Rua Lindalva Silva Basseto, no Alto da Boa Vista, e a Avenida Gines Parra, no Conjunto Maria Cecília.
Executadas pela Pizzo Engenharia, contratada através de licitação, as melhorias fazem parte do lote 4 do Paranacidade e contam com um investimento de R$ 3.113.310,01 por parte do Município. A previsão é que as ações sejam concluídas até setembro.
Na Avenida Gines Parra, o trabalho contempla o trecho localizado entre as ruas Luís Brugin e Ana Caputo Piacentin. Neste ponto, o recape já foi finalizado, e as equipes ainda realizarão a sinalização horizontal e vertical, a correção das calçadas e meios-fios e os ajustes nas tampas dos poços de visita (instalações por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos).

Já na Rua Lindalva Silva Basseto, as melhorias abrangem a área situada entre a Rua Francisco Mendes e a Avenida Saul Elkind. Cerca de 70% do recapeamento desse trecho já foi feito, e o projeto também incluirá as demais intervenções previstas na Avenida Gines Parra.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, explicou que o Paranacidade abrange um recurso de R$ 30 milhões, para recapes em diversas vias da cidade. Entre outros pontos, as ações já contemplaram a Avenida Luigi Amorese, a Rua Brasil e a Avenida Dez de Dezembro, esta última ainda em andamento.
Segundo Verçosa, a Rua Lindalva Silva Basseto e a Avenida Gines Parra foram escolhidas por serem vias importantes na zona norte, com grande fluxo de veículos e necessidade de recomposição asfáltica.
“Ambas são vias de ligação no sentido norte-sul, e essas obras vão beneficiar milhares de famílias que têm que passar por esses caminhos. Além disso, essas vias também são rotas de ônibus, que apresentam um desgaste maior devido ao tráfego de veículos pesados”, disse.

Sobre a Rua Lindalva Silva Basseto, o secretário de Obras destacou que é a primeira vez que a via receberá um recape completo. “Quando fizemos a reconstrução de algumas ruas na zona norte, incluindo a Avenida Francisco Gabriel Arruda, o fluxo foi desviado para a Rua Lindalva Silva Basseto, e isso desgastou demais a pista. Anteriormente, essa rua já tinha um tráfego intenso, então havia uma deterioração muito grande da pavimentação. Nós tínhamos feito algumas intervenções pontuais na via, mas nunca um recape completo. É uma via significativa para a região, pois ela inclusive se conecta à Avenida Saul Elkind”, afirmou.
Verçosa sublinhou que a Avenida Ginés Parra também é muito movimentada, e se localiza na abrangência de bairros populosos como os conjuntos Maria Cecília, Luiz de Sá e Aquiles Stenghel. “É uma área de grande fluxo, e às vezes o pessoal opta por trafegar pela Avenida Ginés Parra em vez de passar pela Saul Elkind. Aquela região é o coração dos Cinco Conjuntos, e tirando a Saul Elkind, a Ginés Parra é uma das vias mais importantes da zona norte”, pontuou.
Por fim, o secretário frisou que os recapes do Paranacidade são diferenciados, e envolvem diversas melhorias. “Também fazemos intervenções de acessibilidade ao longo da via, especialmente nas esquinas e cruzamentos, a recuperação de bocas de lobo e algumas ações referentes ao sistema de drenagem urbana. E, em relação ao asfalto, quando é necessário executamos a fresagem, que é a remoção do pavimento antigo para a colocação de uma nova capa asfáltica”, concluiu.