Secretaria de Políticas para as Mulheres e CMDM convidam a comunidade para reunião aberta
Evento é gratuito e ocorre terça-feira (19) na UEL, das 14h às 18h, com espaço para cerca de 300 pessoas

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) promovem, na próxima terça-feira (19), uma reunião aberta à comunidade, com autoridades e lideranças, para debater assuntos de políticas públicas, como parte do Mês da Mulher. Intitulada como “Reunião Ampliada: Políticas para as Mulheres de Londrina”, o evento será no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), das 14h às 18h. O auditório comporta 297 pessoas e a entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
Na reunião, cada órgão participante apresentará, de forma breve, seus serviços, realizando um balanço de suas ações como prestação de contas para a comunidade, analisando quais políticas foram efetivas ou não. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, participará da reunião e ressalta a importância dos órgãos da rede de atendimento aproximarem-se da comunidade. “Este evento é uma oportunidade de levar informação sobre os serviços disponíveis e, ainda, apresentar à sociedade o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela SMPM”, comentou.

Proposto pelo CMDM no final do ano passado e aprovado em plenário, o ato transforma a reunião do mês de março em um evento ampliado, com participação externa. Como aponta a presidente do CMDM, Sueli Galhardi, esta é uma oportunidade para a sociedade participar e contribuir com a gestão pública. “Esse momento é de fundamental importância no município porque podemos trazer ao debate das ações a participação da sociedade civil, que pode exercer controle social das políticas públicas com maior efetividade na garantia dos direitos humanos das mulheres”, apontou.
Também estará presente no evento a vereadora e Procuradora Especial da Mulher, na Câmara Municipal, Sônia Gimenez, relatando sobre o órgão em que atua. Gimenez destaca ser indispensável a participação popular em eventos dessa natureza, para que suas demandas sejam conhecidas e entendidas. “No tocante às mulheres, as questões são ainda mais delicadas, porque nós precisamos de um olhar específico às nossas necessidades, principalmente quanto a nossa segurança, e quem melhor para discutir políticas públicas para as mulheres do que as mulheres? Mas além de contribuir, é importante também que conheçam os serviços que o Município oferece, tanto o Executivo como agora o Legislativo, com a criação da Procuradoria Especial da Mulher, que vai somar forças à Rede de Enfrentamento”, acrescentou.
Com apoio da UEL, o evento é uma realização, junto à SMPM e o CMDM, da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Londrina e da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres. Para a SMPM e a Procuradoria Especial da Mulher, a reunião pode também ser considerada uma prestação de contas de final do ano anterior.
Programação
14h30 – Credenciamento e café de boas-vindas
15h00 – Abertura / Mesa de autoridades
Apresentação dos serviços e balanço de ações:
15h20 – Sueli Galhardi – Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
16h00 – Sônia Gimenez – Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Londrina
16h40 – Liange Hiroe Doy Fernandes – Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres
17h20 – Considerações da plenária / Encaminhamentos
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina