Destaques

Sercomtel moderniza iluminação pública em Londrina

sercomtel.iluminação.publica.V3

Entusiasmo marcou cerimônia de assinatura da sanção de lei, ontem na Sercomtel. Discurso de Kireeff foi interrompido por aplausos. “A cidade investe, sim, no setor público”, disse. O prefeito lembrou que em passado recente queriam vender a Sercomtel  

 

Na manhã de hoje (7), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, deu um grande passo rumo à modernização e otimização do sistema de iluminação pública da cidade  ao sancionar a lei 12.194, que delega à Sercomtel Iluminação Pública S.A. a prestação do serviço de iluminação a partir de 1° de janeiro de 2015.  Novas instalações que serão feitas na iluminação pública abrirão perspectivas tecnológicas para prestação de outros serviços   

sercomtel.iluminação.publica.V4A partir do dia 2 de janeiro de 2015,  a iluminação pública viária da Sercomtel vai compreender as vias públicas da cidade e a ornamental, a iluminação cênica dos cartões postais da cidade, além de valorizar as fachadas e monumentos públicos. O prazo de delegação é de 15 anos, prorrogável por igual período, mediante autorização do legislativo.

A partir da delegação do serviço, caberá à Sercomtel Iluminação a manutenção dos equipamentos e acessórios; a melhoria e modificações do parque existente; a aquisição, armazenamento e controle de equipamentos; a operação do call-center (atendimento de reclamações e registros e análise de ocorrências); monitoramento e avaliação das atividades de operação, manutenção e expansão do sistema da iluminação pública; a promoção da educação e conscientização pública sobre a utilização do sistema e realizar podas de levante em árvore onde os galhos estejam prejudicando e ou interferindo na iluminação pública. Além disso, a Sercomtel Iluminação deverá fazer o rebaixamento das lâmpadas e luminárias dos postes de iluminação pública em frente às escolas.  

O prefeito Kireeff acredita que a modernização do sistema de iluminação na cidade e as novidades no sercomtel.iluminação.publica.VPsistema devam mudar o hábito de consumo dos londrinenses. “Este é um momento muito importante para garantir que recursos públicos arrecadados ao longo de muitos anos sejam investidos em uma empresa pública sem a necessidade de uma terceirização. Esperamos uma mudança no perfil do consumo de energia através da implementação de técnicas modernas que a Sercomtel Iluminação poderá promover, gerando um círculo virtuoso de melhorias: diminuição do consumo, melhoria na qualidade de manutenção do sistema e na própria iluminação pública”, disse.

A ideia é economizar e melhorar os serviços de iluminação pública. “A melhoria na qualidade dos serviços – através de investimentos na qualificação da rede pública de iluminação, derruba o custo operacional e o gasto de energia. Então, além de garantir a qualidade no serviço, temos outros aspectos a serem considerados como despesas com energia”, afirmou o prefeito.

Em dado momento o prefeito  defendeu a Sercomtel com mais contundência e mostrou que as administrações devem sim investir no setor público, que é o que Londrina está fazendo. “A Sercomtel Iluminação logo assumirá os serviços de iluminação pública de Londrina, uma  empresa pública administrando recursos públicos e prestando serviços públicos”, resumiu Alexandre Kireeff.  

“Queriam vender a Sercomtel”

Sei que havia grupos que queriam fazer uma licitação e terceirizar esse serviço. Sei também que, no passado, grupos políticos venderam metade do Sercomtel e outros tentaram vender  a outra metade. Acontece que este governo respeita os recursos e o patrimônio públicos e não aceita a corrupção. Este governo tem a coragem para assumir posições inovadoras que possam  devolver à Londrina seu orgulho e a confiança de que pode ocupar novamente a posição de desta que nacional.

De acordo com o diretor-presidente da Sercomtel, Christian Schneider, a Sercomtel Iluminação deverá abrir concurso para a contratação de 41 vagas. Além de publicar um edital de contratação de todos os equipamentos que a Prefeitura vai adquirir (13 caminhões com cestos necessários para as equipes de trabalho) e outro edital para a contratação de mão de obra e equipamentos, o que deve levar até 180 dias.

Pela execução do contrato de delegação, o município pagará à Sercomtel Iluminação Pública uma prestação pecuniária, denominada Contraprestação Mensal Efetiva, cujo valor será calculado nos termos do contrato. Os recursos serão preferencialmente oriundos do recolhimento da contribuição social para o custeio do serviço de iluminação pública (Cosip), que tem um acumulado de cerca de R$ 50 milhões. O dinheiro será liberado à medida que a Sercomtel for apresentando os projetos de modernização do sistema. Caberá ao município a fiscalização do serviço.

Ações a partir de agora

O diretor-presidente da Sercomtel também explicou que a partir da sanção da lei que delega a competência à Sercomtel Iluminação para fazer a manutenção, expansão e melhoria do sistema de iluminação pública, será feita uma assembleia com os acionistas (Copel e Município), alterando o estatuto social da Sercomtel. No dia seguinte, uma assembleia com a Sercomtel participações criando formalmente a empresa de iluminação.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos