Londrina está entre as 15 cidades com melhor saneamento do Brasil
A cidade subiu cinco colocações, saindo da 19ª posição para a 14ª, com relação ao levantamento anterior, divulgado em 2023

O Instituto Trata Brasil divulgou, nesta semana, o ranking de saneamento básico das cem cidades brasileiras mais populosas. De acordo com o estudo, o município de Londrina está entre as 15 cidades com melhor saneamento do Brasil, ocupando o 14º lugar. A cidade subiu cinco colocações, saindo da 19ª posição para a 14ª, com relação ao levantamento anterior, divulgado em 2023.

O ranking considera indicadores como acesso e eficiência do serviço, desperdício de água pelo sistema e investimentos no setor, usando como referência dados de 2022. O levantamento foi realizado com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades, e contou com parceria da GO Associados.
Segundo o estudo, 15 das 20 cidades mais bem avaliadas no acesso a água, coleta e tratamento de esgoto estão no Paraná e em São Paulo. Em média, os 20 melhores municípios têm 98,8% da população com acesso à água potável, a média de coleta de esgoto é de 96% e a de tratamento de esgoto de 78,4%.

Londrina alcançou 99,9% no Indicador de Atendimento Total de Água, 99,9% no Indicador de Atendimento Total de Esgoto, e 89,06% em Tratamento de Esgoto. O investimento total do Município, de 2017 a 2021, foi de R$ 441,18 milhões.
Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, subir da 19ª para 14ª colocação entre as cidades com melhor saneamento do Brasil é uma conquista importante, porém precisa haver mais investimentos nesta área. “É fato que Londrina precisa de mais investimentos por parte da Sanepar, afinal o londrinense paga uma das tarifas mais altas do Brasil. Vamos continuar cobrando”, afirmou.
Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora o saneamento básico dos municípios mais populosos do país. Segundo a instituição, 32 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto. Clique aqui para ter acesso ao ranking completo.