Cidadão

CMDPI realiza evento com profissionais de Ciências Contábeis nesta terça-feira (26)

Declaração do Imposto de Renda está aberta até 31 de maio e 3% do valor devido pode ser destinado a iniciativas de apoio, como o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina (CMDPI) realiza nesta terça-feira (26) um evento com profissionais das Ciências Contábeis. O tema do encontro será a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina (FMDPI). O evento será realizado das 9h às 10h30, na sede da OAB/PR – Subseção de Londrina, situado na Rua Governador Parigot de Souza, 311.

Aos contribuintes interessados, a destinação é feita diretamente na declaração (DARF), limitada a 3% do imposto devido, sendo que o próprio programa da Receita Federal realiza o cálculo do valor. O prazo para a destinação é o mesmo da declaração do IR, de 15 de março até 31 de maio. Ao realizar a contribuição, o cidadão não vai pagar um valor maior no imposto, apenas poderá encaminhar ao projeto de sua escolha uma porcentagem dos tributos que deve pagar aos cofres públicos. E mesmo quem tem direito à restituição pode aderir à iniciativa.

No ano de 2023, o CMDPI conseguiu arrecadar R$ 442.971,86 do IR devido, um aumento de cerca de 30% em relação a 2022. Neste ano, a expectativa é de um novo aumento percentual.

Durante o evento desta terça-feira (26), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Luciana Alvarez apresentará as ações que foram executadas pelo CMDPI nos últimos dois anos com os recursos vindos do IR, demonstrando a importância dessa contribuição e a credibilidade do conselho. O evento é destinado principalmente para contadores, que poderão fazer com que a campanha chegue às pessoas físicas. “A maioria da população desconhece a possibilidade de destinar seu IR devido ao Fundo do Idoso e quais ações são empreendidas. Assim, nosso objetivo é disseminar esta informação e conscientizar o maior número de pessoas, demonstrando sua aplicação e benefício social. Como a maior parte das pessoas que têm Imposto de Renda a destinar utilizam do profissional das ciências contábeis para realizar sua declaração, o evento é mais focado nesses profissionais”, apontou.

“A captação do IR devido ao FMDPI é fundamental para implementar ações e projetos que contribuem para qualificação do atendimento prestado às pessoas idosas, além de que os recursos são aplicados em nosso município”, destacou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, que também participará do evento. Além dela, estarão presentes o presidente do Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa de Londrina (Sescap-Ldr), Euclides Nandes Correia, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon), José Koichi Takaesu.

Várias iniciativas são apoiadas pela arrecadação do imposto devido pelo CMDPI, com propostas do Banco de Projetos conseguindo captar o valor necessário para sua execução. Dentre elas, estão o Projeto Musicalmente e o Projeto Capaz, do Instituto Não Me Esqueças, além de colaborações com instituições para desenvolver oficinas de dança, música e atividades físicas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) da cidade.

Para obter mais informações sobre como destinar parte do imposto ao Fundo Municipal, é possível contatar o CMDPI através do e-mail cmdi_londrina@yahoo.com.br e dos telefones (43) 3771-6343 e (43) 3771-6344. Os interessados também podem comparecer presencialmente na sede do Conselho, localizada na Avenida Duque de Caxias, 333, no prédio da Caapsml. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Como destinar – Durante o preenchimento da declaração de Imposto de Renda, em Opção pela Tributação, é necessário selecionar a declaração completa (deduções legais). Em Fichas de Declaração, deve-se escolher a ficha Doações Diretamente na Declaração. Na aba de programa, escolha Idoso.

Isto feito, em Tipo de Fundo, o contribuinte ou contador deve escolher Fundo do Idoso Municipal de Londrina e, em seguida, preencher o valor de até 3% do imposto devido. Com o valor confirmado, o programa emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Em Imprimir, deve selecionar a opção DARF Doações Diretamente na Declaração Idoso, escolher o recibo, confirmar e imprimir o documento. Com isso feito, é só pagar o Darf até a data de vencimento, em 31 de maio.

Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos