Mutirão de limpeza retira 17 caminhões de lixo da Mata Ângelo Cretã

No dicionário Michaelis, “mata” é um terreno coberto de árvores do qual lixo não faz parte – ou ao menos não deveria fazer. No entanto, na Mata Ângelo Cretã, na zona norte de Londrina, lixo de toda espécie toma conta. É estarrecedor o resultado do mutirão de limpeza que começou hoje: nada menos que 17 caminhões lotados foram necessários para retirar do local entulhos, lixo orgânico, lixo reciclável e sujeitas em geral. Colocado em carriolas, normalmente utilizadas na limpeza pública, o volume corresponde a aproximadamente 800 carriolas e muitos dias de serviço. O trabalho, em mutirão, continua amanhã.
Mas o material retirado não é feito só de lixo. Entre outros, as equipes de limpeza retiraram do local: móveis,
embalagens plásticas, recipientes de isopor e carcaças de aparelhos televisores. Muitos dos quais, potenciais criadouros para o mosquito da dengue – Aedes aegypti. A fim de combater o problema na origem, atividades de conscientização foram realizadas com jovens e crianças.
Participaram do primeiro dia do mutirão de limpeza da Mata Ângelo Cretã trabalhadores da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria do Ambiente (Sema), Secretaria de Obras, do Cras Norte B, bem como membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) e crianças e jovens do Projeto Viva a Vida e da Escola Estadual Olympia Moraes de Tormenta.
No dia 29 de novembro, sábado, às 8h, será realizado culto ecumênico na Mata Ângelo Cretã.
Fotos: Luiz Jacobs




