Cidadão

Museu de Arte recebe “Ser Maria, eis a questão”

Duas artistas plásticas e um músico expõem, em diferentes linguagens, um pouco da vida de 70 mulheres

 

maria.eis.a.questão.DIVULGAÇÃO.2Em comemoração aos 80 anos da cidade, o Museu de Arte de Londrina abrirá suas portas no dia 8 de dezembro até as 21h. Neste dia, todos serão convidados a vivenciar a trajetória de diferentes mulheres, “Marias”. A abertura da exposição “Ser Maria, eis a questão”, será às 19h.  As obras expostas mostram o modo de vida e o pensamento da mulher na atualidade, por meio de diferentes linguagens: fotografia, música, escultura, livro de artista e performance.

 “Ser Maria, eis a questão” é resultado de uma pesquisa de campo, quando foram coletadas histórias de mulheres. Elas estão em diferentes meios sociais, possuem diferentes culturas e profissões. A artista Nani Nogara contou que ao todo 70 mulheres integram a exposição, destas 35 estão nas fotos e as demais têm suas histórias relatadas. Entre elas, há uma que conta a vida de uma mulher que teve o filho com síndrome de down e um casamento desfeito. “A angústia da vida dessa Maria, é contada utilizando  uma cama, onde parte da história é escrita no lençol”, relatou.

As mulheres doaram objetos que fazem parte de “Ser Maria, eis a questão”. “Cada objeto é guardado numa resina, como um fóssil no gelo”, explicou Nani. Em Londrina estarão expostas 35 fotografias, 30 esculturas, 30 contos e uma trilha sonora.

A exposição é do Coletivo Duas Marias, formado em 2012, pelas artistas plásticas Nani Nogara e Malu Rebelato, com a participação especial do músico Cassiano Nogara. O coletivo já expôs em 2012 no Museu de Arte de Cascavel (MAC) e no Teatro Municipal de Toledo e, em 2013, no Museu de Arte de Londrina.

Imagens e músicamaria.eis.a.questão.DIVULGAÇÃO.P

Malu Rebelato faz uso da fotografia para captar imagens de, aproximadamente, 35 mulheres em diferentes situações. As fotografias mostram todas as mulheres em roupão branco que simboliza a mulher despida de qualquer máscara e demonstra que, independente do lugar, é a mesma mulher. O roupão estará em exposição.

As vozes das mulheres formam pequenas peças de Mr. Nogara. As músicas misturam áudio das entrevistas com música eletrônica, formando a trilha sonora que ajuda a criar a atmosfera das vidas das Marias.

Os artistas

Nani é formada em Artes Visuais pela Unipan de Cascavel e pós-graduada em arte e educação pela FAG-Cascavel. Foi professora, mas deixou o ensino para dedicar-se exclusivamente à pesquisa e produção artística.  Já participou de diferentes exposições como Largo da Ordem em Curitiba, Centro Cultural de Guarulhos-SP, Manzana de la Rivera em Assunción-PY e os Museus de Arte de Cascavel e de Londrina.

Malu Rebelato, também é formada em Artes Visuais pela Unipan e pós-graduada em Arte e Educação pela FAG. Fez diferentes cursos de fotografia e participou de exposições no Museu de Arte de Cascavel e no Museu de Arte de Londrina. Participou de exposição no Teatro Municipal de Toledo e na Galeria de Arte Alkindar Sardo em Toledo.

maria.eis.a.questão.DIVULGAÇÃO.3O artista Cassiano Nogara, ou Mr. Nogara, é bacharel em música pela Unicamp e reside em São Paulo. Divide seu tempo entre a pedagogia e a produção musical. É professor do “Senior Music Dept.” da “St. Nicholas World School” e diretor musical do projeto “Panamérica da Canção”. Também toca contrabaixo no grupo de Jazz “Le Petit Comité”, liderado pelo vibrafonista André Juarez e atua em bares e casas noturnas da noite paulistana como vocalista da banda “The Jungle”.  Entre os palcos e a sala de aula, Mr. Nogara se dedica à composição.

Serviço:

Exposição “Ser Maria, eis a questão”

Museu de Arte de Londrina – rua Sergipe, 640

Aberto de segunda a sexta-feira – das 13h às 18h e no primeiro sábado de cada mês das 9h às 13h

Abertura: dia 8 de dezembro – 21 horas

Visitação de 8 de dezembro a 31 de janeiro

 

Fotos: Divulgação
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos