Destaques

Projeto Hoftalon nas Escolas realiza ação para atender 200 crianças no sábado (27)

Nesta edição, a atividade irá contemplar estudantes da Escola Municipal Cecilia Hermínia Oliveira Gonçalves; projeto proporciona mais saúde e qualidade de vida

Neste sábado (27), a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Hoftalon – Hospital dos Olhos, levará à Escola Municipal Cecilia Hermínia Oliveira Gonçalves, no Jardim Sabará, região oeste, o “Projeto Hoftalon nas Escolas”. A iniciativa, que nesta segunda edição do ano atenderá 200 crianças, promove consultas oftalmológicas gratuitas para alunos da rede municipal de ensino. O evento começa às 8h e será na própria unidade escolar, localizada na rua Lourenço da Veiga, 241.

Na escola, será montado um consultório médico para atender os 200 alunos previamente selecionados, de um a dez anos de idade, da educação infantil até o ensino fundamental fase 1. As crianças selecionadas para passar pela consulta são alunos de diversas unidades escolares da região oeste, e foram indicadas por seus professores, conforme critérios e orientações repassadas pelos médicos do Hoftalon.

Aproximadamente 48 profissionais trabalharão na organização do evento e atendimento de alunos, dentre os quais professores da Educação, profissionais e médicos do Hoftalon.

Depois de passar pela consulta, caso o aluno receba receita para o uso de óculos, ele poderá fazer a escolha da armação do óculos de forma gratuita. Em caso de outras necessidades clínicas, a criança será encaminhada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para iniciar tratamento.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Além de possibilitar exames gratuitos de acuidade visual na primeira infância para trazer conforto às crianças na solução de problemas de visão, as atividades permitem prevenir a evolução de doenças como a ambliopia que causa desvio ou desalinhamento dos olhos

Ao falar sobre esse trabalho integrado, a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, destacou que o projeto existe há mais de 20 anos. Entretanto, teve outros nomes anteriormente – “Pequenos Olhares” e  “Primeiros Olhares”. Desde 2023, retornou com o nome “Hoftalon nas Escolas”. “Essa é uma ação de extrema importância para o bom desenvolvimento escolar dos estudantes, pois a garantia da saúde visual pode também contribuir para um bom processo de aprendizagem de leitura e escrita e, com certeza, leva a uma melhora na qualidade de vida das crianças”, frisou.

Por sua vez, o Dr. Nobuaqui Hasegawa, fundador do Hoftalon, afirmou que o objetivo é realizar o diagnóstico prévio de problemas de visão nas crianças como glaucoma, estrabismo, miopia, astigmatismo e hipermetropia. “A ambliopia, por exemplo, só é possível ser revertida até os 7 anos. É muito importante informar e orientar os pais e responsáveis sobre os cuidados com a saúde ocular desde a primeira infância”, salientou ele.

Em 2024, o projeto já atendeu a Escola Municipal Carlos Kraemer e tem o plano de atender mais quatro unidades de ensino nos dias 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro. As datas podem sofrer alterações.

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos