Emoção no lançamento do livro sobre os 80 anos de Londrina
Autoria de Widson Schwartz, com fotografias de Wilson Vieira e de arquivo, a obra conta história da cidade em abordagem inédita (na foto, o prefeito Kireeff e o diretor da CBN, Amarildo Lopes)
O livro “Londrina 80 anos”, do jornalista Widson Schwartz, foi lançado hoje (9), pela manhã, no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff. A obra de 198 páginas é um projeto de iniciativa da Rádio CBN e o seu lançamento integra as comemorações do aniversário da cidade.
Para o autor do livro, Kireeff representa uma nova época para a cidade, um recomeço. “Chegamos aos 80 anos com Alexandre Kireeff como o 18º prefeito da nossa história. É uma cidade jovem, com um prefeito jovem. Nas circunstâncias mais recentes, nós observamos que Kireeff nos dá uma ideia de recomeço. A grande vantagem de Londrina, embora seja uma cidade grande, é que provavelmente nenhuma cidade em 80 anos cresceu tanto e se modernizou igual a Londrina”.
Durante o lançamento, o prefeito afirmou que o registro em livro é importante porque traz um olhar contemporâneo à história da cidade. Além disso, resgata a vida dos pioneiros de Londrina. “Através do livro, nós compreendemos o que aconteceu nos últimos 80 anos na nossa cidade. Eu de fato sou herdeiro desse espírito pioneiro, corajoso, impetuoso e ousado. Fui candidato a prefeito para dar sequencia a essa história de superação de dificuldades e de busca da construção de uma cidade para se viver bem. Foi isso que trouxe para cá meus bisavós em 1932 e eu vou continuar trabalhando, colaborando e dando minha parcela de contribuição”, ressaltou.
O objetivo da obra é mostrar a história de Londrina, a partir da chegada dos pioneiros. No primeiro capítulo, Schwartz relata o nascimento de Londrina. “Nasce Londrina. Criada por uma companhia colonizadora no meio de uma mancha de pequenas propriedades, ela floresce admiravelmente. Deixa para trás, mortas, dezenas de cidades antigas, imersas na miséria latifundiária”.
A obra foi feita a partir de uma extensa pesquisa feita pelo jornalista com fotografias de Wilson Vieira e também do Museu Histórico de Londrina.
Emoção
No lançamento do livro houve momentos de emoção quando, ao folharem as primeiras páginas, netos e filhos de pioneiros identificaram no texto de Widson Schwartz fragmentos de histórias ouvidos de seus pais ou avós. O próprio prefeito Kireeff citou rapidamente a avó fazendo referência também ao primeiro local onde a família se hospedou: a casa dos Dequeche (David Dequeche). Minutos antes, ao falar sobre a sua pesquisa, Widson elogiou muito a determinação dos pioneiros, seus ideais e seus propó{jcomments off}sitos. Comparou com os tempos atuais e usou o termo “recomeço” ao se referir à administração de Alexandre Kireeff, um prefeito jovem como eram jovens e idealistas, como aquela gente de 80 anos atrás. As Rádios CBN Globo/Londrina transmitiram ao vivo parte da solenidade.
Fotos: Vivian Honorato