Destaques

Prefeitura e Tribunal Regional Federal assinam parceria

Prefeitura de Londrina utilizará Sistema Eletrônico de Informação elaborado pelo Tribunal, que garantirá mais agilidade, economicidade e mobilidade aos processos

sistema.sei.VP

Um novo passo rumo à modernização dos sistemas de informação utilizados pela Prefeitura de Londrina foi dado na manhã de hoje (12), com a assinatura de uma parceria estabelecida entre o Município e o Tribunal Regional Federal da Região (TRF4) para a utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

O prefeito Alexandre Kireeff e o presidente do TRF da 4ª Região, desembargador federal Tadaaqui Hirose, assinaram eletronicamente o Termo de Cooperação Técnica para utilização do SEI. O sistema desenvolvido pelo Tribunal permite que toda a tramitação de documentos e processos administrativos seja realizada em ambiente virtual, o que garante mais avanços na gestão pública com a utilização de uma nova tecnologia.

sistema.sei.V2Para Kireeff, é necessária a implantação desse sistema moderno, porque ele auxiliará os servidores contra o desperdício de papel utilizado nas repartições públicas, o que demonstra uma preocupação ambiental, e na economia de recursos públicos financeiros. “Trata-se de uma modernização muito importante. A eliminação das cópias de papel é fundamental para que haja agilidade nos processos e segurança sob o ponto de vista da guarda dos documentos, porque o sistema conta com proteção para que documentos não se extraviem. Tudo isso garante mais segurança, mais eficiência e economicidade”.

Segundo a diretora da coordenadoria de gestão do conhecimento do TRF 4 e auxiliadora da Prefeitura de Londrina no processo de instalação do sistema, Patrícia Valentina, o sistema de gerenciamento de informações vem para sanar as necessidades de uma gestão pública eficiente. “É um sistema de processos para gestão estratégica, ouvidoria, de inspeção, de estatística, enfim completo para a gestão administrativa”, disse.  sistema.sei.V3

O presidente do TRF também lembrou que este sistema trará mais transparência aos processos. “Esse sistema traz transparência, rapidez, economia e sustentabilidade, que são características necessárias para qualquer administração pública ou privada. Elimina a tramitação de papéis. No TRF utilizamos em duas frentes esta tecnologia: nos processos judiciais e nos administrativos. Posso estar em Londrina e assinar vários atos da presidência que tem sede em Porto Alegre, como já fiz ontem à noite. Então, isto traz mobilidade e economia de tempo e de recursos, porque várias pessoas podem trabalhar no mesmo processo, ao mesmo tempo, o que não era possível com cópias em papel ”, exemplificou Hirose.

O SEI é um sistema de processos eletrônicos feito totalmente pela web e poderá ser utilizado pelos servidores em qualquer local em que houver internet. Não estará mais restrito somente a rede da Prefeitura, como acontece com o atual. É um sistema fácil de manusear, rápido, intuitivo e que terá assinatura eletrônica de documentos. Ele também carrega imagens e documentos anexados.

Durante a solenidade, o secretário de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, também ressaltou que o SEI trará otimização e velocidade aos processos administrativos, além de possibilitar a segurança dos documentos, pois uma vez inserido no sistema, os dados ou documento não podem ser excluídos, o que garante fiel cumprimento nas autuações processuais.

A própria assinatura do Termo de Cooperação foi feita de maneira eletrônica através do SEI. Esse sistema já vem sendo utilizado por outras Prefeituras como a de Joinville (SC), por exemplo. Para que ele entre em funcionamento na Prefeitura de Londrina estão sendo treinados servidores e diretores de todas as secretarias. O SEI não terá custo para o Município.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos