Destaques

Município recebe selo de qualidade no atendimento em Saúde

Unidade de Saúde do Parque Ouro Branco recebeu “Selo Bronze de Qualidade” entregue pela Secretaria da Saúde do Paraná

bronze.UBS.ouro.branco.VP

Na manhã de hoje (16), a Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Carlos Jeolás, que fica no Parque Ouro Branco, recebeu o Selo Bronze de Qualidade em Atenção Primária em Saúde (APS) entregue pelo governo do Paraná. O prefeito Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, oficializaram a premiação juntamente com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha de Fátima Sanchez.

Desde outubro 2013, a UBS participa do processo de certificação realizado pela Secretaria da Saúde do Paraná (SESA). Este programa auxilia os municípios a melhorarem o atendimento nas unidades básicas, que são a porta de entrada para o sistema público de saúde. O selo é o reconhecimento do governo estadual àsbronze.UBS.ouro.branco.V5 unidades que avançaram no processo e aprimoraram o atendimento.

De acordo com o secretário de Saúde, o prêmio representa todo o esforço e dedicação ao trabalho realizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde. “A SESA visando fazer melhorias no atendimento à população criou esta qualificação dos serviços, que é feita em três etapas. O Selo Bronze é a primeira etapa, em que se avaliam e devem ser seguidos 95 critérios. Tudo isso demonstra a qualificação dos nossos serviços e o empenho dos servidores públicos. Vamos continuar nos esforçando para cumprir os próximos passos e recebermos o Selo Prata e Selo Ouro. Também pretendemos expandir essa qualificação para outras unidades”, afirmou Mohamad.

bronze.UBS.ouro.branco.V2Já o prefeito ressaltou o orgulho que sente em presenciar o recebimento do selo de qualidade. “É um orgulho saber que apenas oito unidades de saúde do Paraná receberam o Selo Bronze. Isso é serviço público de qualidade, que é possível com muita dedicação, esforço e vontade de fazer melhor. Quando assumi o governo, tínhamos muitos desafios e contávamos com serviços terceirizados. Agora, contratamos mais de 800 profissionais da saúde de forma definitiva. Hoje, fortalecemos a convicção de que este é o caminho, com quadro de funcionários próprios, treinados, motivados, com metas claras e trazendo como contrapartida para a população um serviço público de qualidade”, ressaltou.

A diretora da 17ª Regional de Saúde, que esteve presente na premiação, disse que “é bastante importante a participação dos municípios no desenvolvimento da política de atenção básica à saúde. O primeiro selo, que é o bronze, mostra organização no serviço, capacitação da equipe, adequação do espaço físico para um acolhimento adequado às doenças mais corriqueiras. O selo que eles receberam mostra que eles se qualificaram para a gestão da atenção básica. Agora, estamos rumo ao Selo Prata que vai atingir trabalhos com a odontologia e o cuidado às doenças crônicas e degenerativas”, explicou a diretora.

Sobre o Selo Bronze

bronze.UBS.ouro.branco.V4O Selo Bronze representa a vitória da primeira etapa do programa estadual, que ao todo conta com três etapas. A primeira contava com 95 critérios a serem seguidos referentes ao aperfeiçoamento e organização do processo de trabalho na UBS. Todos os critérios são recomendados pela SESA. Durante o próximo ano, os aperfeiçoamentos continuarão para melhorar o atendimento em Atenção Primária e, posteriormente, receber o Selo Prata e o Ouro.

Para a obtenção do Selo Bronze foram avaliados os processos de trabalho, a ambiência e a gestão da unidade. Em cada uma das três etapas há diversos critérios estabelecidos pela SESA, que englobam várias ações. Por exemplo, no atendimento à gestante, que é um dos critérios avaliados, é necessário que a unidade de saúde identifique todas as grávidas nos últimos três anos na cidade, verifique se elas fizeram ou fazem o acompanhamento médico correto e tiveram, no mínimo, sete consultas de pré-natal, se receberam o encaminhamento correto e se as crianças nascidas estão sendo acompanhadas.

Outras sete unidades paranaenses receberam o Selo Bronze do governo estadual, são elas: Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima, de Colombo; Unidade Santa Terezinha, de Fazenda Rio Grande; Unidade Céu Azul, de Maringá; Unidade Tancredo Neves, de Munhoz de Mello; Unidade Cristal, de Cambé; Unidade Dona Hilta, de Jaguapitã e Unidade Dr. Waldemar Scardazi, de Sertaneja.

Sobre a Unidade de Saúde Luiz Carlos Jeolás

Ela foi implantada em 1985 e atende 10.050 moradores dos Jardins Cristo Rei, Esperança, Monte Bello, Vale do Sol, Tarobá e Tarobá 1, Chácaras Esperança e Mussashino, Conjuntos Habitacionais das Flores, Roseira 1 e 2, Três Marcos, Parques Bourbon, Industrial Nalin e Ouro Branco.

São realizados procedimentos de enfermagem, clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia infanto-juvenil e gestante. Há equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Saúde da Família (PSF), além dos médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e de odontologia, agentes comunitários de saúde (ACS), psicóloga, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social e educador físico.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos