Cidadão

Projeto Lendas Urbanas encerra o ano com resultados positivos

Neste ano, o Lendas Urbanas fez 14 apresentações para aproximadamente 350  pessoas, sendo a maioria crianças; artigo da UEL analisou o trabalho

 

lendas.urbanas.DDurante o ano de 2014, o projeto Lendas Urbanas realizou 14 apresentações em diferentes locais. O grupo contou histórias sobre a cidade para um público aproximado de 350 pessoas. O trabalho já gerou artigo na Universidade Estadual de Londrina e inspirou trabalho em escola particular.

A bibliotecária e contadora de histórias da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, contou que o diferencial do projeto é trabalhar com a história da cidade, buscando o incentivo à leitura e também dos espaços públicos por onde passou. Ela disse ainda que o trabalho foi muito bem aceito e deve permanecer em 2015. ”Estamos concluindo a análise do que foi feito para melhorar ainda mais o projeto. Nossa meta é prosseguir e encantar mais pessoas com as histórias de Londrina e com isso cultivar novos leitores.”

Leda disse ainda que o trabalho já está rendendo bons frutos. Um deles foi  realizado na Noite dos Poetas, na Escola Educacional Maf. A diretora da unidade escolar, Maria Antonia Fantaussi, contou que estudantes do 6º ao 9º ano fizeram trabalho interdisciplinar sobre lendas da cidade. “Uma lenda interpretada foi a Noiva da Warta que rendeu até um teatro.”

Outro trabalho feito sobre o Lendas Urbanas foi o artigo “Contação de histórias e mediação da leitura na Biblioteca Pública Municipal Lupércio Luppi”, escrito pelas graduandas em Biblioteconomia na Universidade Estadual de Londrina, Ana Paula Pereira e Marinalva Luzia de Almeida. Em seu artigo, elas destacam que analisando a atividade, é perceptível que a “proposta do Projeto Lendas Urbanas de Londrina se constitui em uma possibilidade de resgate da cultura local e de aproximação das crianças com estas narrativas”.

lendas.urbanas.D2A gerente de Ação Cultural Pâmela Salles, destacou como ponto positivo o fato do Lendas Urbanas ter sido apresentado também Centro de Artes e Esportes Unificado da Região Oeste (CEU). “Foi um marco, pois é um local novo, ainda em formação e que já está recebendo atividades culturais visando integrar as crianças e adolescentes de escolas da região. Esperamos voltar ao local e contar novas histórias para o público de lá.”

Pâmela ressaltou que está em andamento uma possível parceria com uma instituição de ensino superior para que Lendas Urbanas de Londrina seja tema de projeto de pesquisa na área de Psicologia Social.

Lendas Urbanas

A gerente de Ação Cultural  contou que o projeto Lendas Urbanas de Londrina nasceu de um desafio lançado no Curso De caso com a palavra, ministrado por Cléo Busatto em setembro de 2012, em Londrina, quando os participantes foram instigados a elaborar um projeto que contemplasse as ideias ali apresentadas, tanto no aspecto teórico quanto na parte prática. Cada unidade podia elaborar o seu projeto, porém, o grupo optou por integrar as quatro unidades do Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina presentes. Integraram o grupo os servidores Maria Ventura, Marli Meisen Bleinroth,Vera Ferraciolli, Leda Maria Araujo,Mayumi Karyia e Carlos Delfino.

Em 2013 o grupo passou a fazer contação em diferentes espaços. As lendas foram selecionadas da hemeroteca e sala Londrina, acervo da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Sousa.

 

Fotos: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos