Maternidade Municipal recebe novos equipamentos e peças de enxoval
Entrega ocorreu nesta sexta-feira (10), com apresentação de incubadoras, CPAP neonatal e focos cirúrgicos, além de novos modelos de lençóis e camisolas
Para dar continuidade à modernização e renovação da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, a Prefeitura de Londrina forneceu novos equipamentos e enxoval para a unidade. Os itens, adquiridos e entregues pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram apresentados na tarde desta sexta-feira (10). São duas incubadoras neonatais, um CPAP neonatal, oito focos cirúrgicos para iluminação, além de dezenas de camisolas e lençóis que foram padronizados e estilizados.
As incubadoras são da marca GRN, modelo Millenium, e ficarão à disposição dos bebês recém-nascidos em caso de intercorrências. Já o CPAP neonatal, ou Babypap, é um aparelho para uso recém-nascidos que estejam com desconforto respiratório. O modelo adquirido pelo Município foi o 1150 S da marca Fanem. E os focos cirúrgicos da Med Light, modelo Apollo, vêm com três bulbos de iluminação LED, garantindo ótima visibilidade aos profissionais que prestam assistência às gestantes durante o trabalho de parto.
Renovando o enxoval utilizado na Maternidade Municipal de Londrina, foram apresentados os novos modelos de lençóis e camisolas da unidade. As gestantes que ficam na ala de pré-parto, seja para realização de exames ou em atendimento médico, usarão a partir de agora uma camisola envelope com fechamento lateral, na cor rosa. Os lençóis de todos os quartos também serão substituídos, sendo o kit composto por uma peça com elástico na cor branca e um lençol superior sem elástico, na cor azul marinho e estampa micro petit pois branca.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, comentou que o investimento em novos equipamentos e peças de enxoval é mais um presente para as mães atendidas na Maternidade Municipal de Londrina. “A Maternidade foi totalmente reconstruída, ampliada em mais de 1.000 m², hoje conta com melhor ambiência em sua estrutura, além de conforto e qualidade. Há um ano, junto com o prefeito Marcelo Belinati, a gente entregava essa nova maternidade e, agora, estamos aqui celebrando a continuidade desse processo de evolução em qualidade”, comentou.
Sobre as melhorias na hotelaria da unidade, Machado explicou que os materiais adquiridos vieram em um tecido mais confortável, de algodão, e isso faz a diferença para acolher as mães tanto do pré como do pós-parto. “Todo o enxoval da maternidade está sendo renovado, mudamos o tecido, cores e trouxemos novas camisolas mais bonitas e confortáveis, para que essas mulheres se sintam cada vez mais acolhidas. Investimos também em novos equipamentos para os recém-nascidos que dependem de um atendimento mais complexo, com equipamentos modernos. E para o pré-parto, os focos cirúrgicos. Temos onze salas no nosso centro de parto normal, e cada uma terá o seu. Estamos muito felizes e satisfeitos em poder continuar esse trabalho, de ofertar um serviço de qualidade para a população londrinense”, explicou.
Segundo a diretora de Saúde Complementar da SMS, Cláudia Denise Garcia, a renovação dos equipamentos da Maternidade Municipal tem ocorrido de forma contínua. “A gente tem mantido o padrão de dispor de equipamentos novos e modernos. Agora recebemos mais incubadoras fixas e estacionárias, para a unidade de recém-nascidos. Temos um quantitativo suficiente para que não haja ausência de equipamentos mesmo com lotação ou em caso de quebra. E dois respiradores neonatais, utilizados somente em situações de urgência para estabilizar a criança e conduzir a um outro local de atendimento. Os focos ficarão nas salas de parto, pois facilitam o trabalho do profissional, com uma luz clara que não aquece, trazendo a iluminação necessária”, detalhou.