Saúde divulga resultados sobre a Hanseníase
A experiência do município na campanha contra Hanseníase mostrou que é importante o trabalho de conscientização nas escolas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou recentemente os dados da Campanha Nacional de Hanseníase em Londrina. Os resultados apresentados se referem à ação feita nas escolas da cidade que envolveu a capacitação dos professores na prevenção da doença e conscientização dos alunos. Além disso, houve uma atividade na qual os alunos, junto às suas famílias, identificavam manchas suspeitas no corpo.
Segundo a Diretoria de Atenção Primária da Saúde (DAPS), as conclusões acerca da atividade foram satisfatórias no que diz respeito à participação dos docentes frente à sensibilização. Os professores se mostraram interessados e empenhados na execução das etapas da Campanha, sendo que não houve dificuldade por parte dos docentes para repassar as orientações e a ficha de autoimagem aos alunos.
Porém, apenas 53% das fichas foram devolvidas e somente 49% dos alunos convocados para avaliação médica compareceram à consulta. Mas de acordo com os dados da diretoria, apesar da baixa participação, o aspecto educativo da campanha propiciou que várias famílias tivessem contato com informações sobre a prevenção da doença.
O trabalho de conscientização envolveu seis escolas municipais com a participação de 2125 alunos, 120 professores capacitados e foram devolvidas 1127 fichas. Apenas 47 alunos compareceram às avaliações. Após as avaliações das fichas, não foram constatados casos da doença.
A ação
Para que a atividade de conscientização e diagnóstico fosse realizada, uma equipe da saúde foi às escolas no início de agosto para orientar os professores sobre como a identificação da doença deve ser feita. Dessa forma, eles tiveram base para transmitir a mensagem às crianças. Nas salas de aula, após as instruções, os professores entregaram um formulário para que os alunos realizassem em casa com os pais e responsáveis o “método do espelho”.
Esse método consiste no preenchimento de uma figura do corpo humano com as áreas que a criança identificar quaisquer manchas, caroços e outros sinais que tenham na pele em qualquer parte do próprio corpo. Após isso, a equipe da saúde recolheu as fichas e analisou-as, convocando os pais e responsáveis pelos alunos de fichas que indicassem o aparecimento da doença.