Últimos dias de destinação do IR ao Fundo do Idoso pela campanha O Futuro é Agora
Para destinar ao Fundo até 3% do IR devido no período de declaração anual, o prazo vai até 31 de maio; também é possível fazer a destinação durante o ano todo
Os contribuintes londrinenses interessados em destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (FMDPI), por meio da Campanha “O Futuro é Agora”, podem realizar o procedimento até o dia 31 de maio. Aberto no dia 15 de março, o período para declaração à Receita Federal entra na reta final, conforme o calendário do Imposto de Renda 2024, referente ao exercício financeiro de 2023.
Dessa forma, os contribuintes pessoas físicas que desejarem colaborar com ações e projetos da cidade que atendam o público idoso terão a oportunidade de repassar até, no máximo, 3% do seu IR Devido ao Fundo. A iniciativa pode ser tomada por qualquer pessoa física que efetue a Declaração Completa de Ajuste Anual feita por DARF. O próprio programa faz o cálculo do valor.
A campanha “O Futuro é Agora”, regida pela Lei Municipal nº 13.354/2022, é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), tendo como finalidade divulgar a destinação do Imposto de Renda Devido ao FMDPI. Dessa forma, salienta o quanto essa simples ação de cidadania fiscal contribui para ações sociais no Município, fazendo com que os recursos fiquem na cidade em vez de irem para o governo federal.
Ao divulgar a campanha em sua página, no portal da Prefeitura, o Conselho salienta que o contribuinte, ao aderir à iniciativa, não pagará um valor maior de imposto nem terá o valor de sua restituição diminuído. Apenas permitirá que parte do imposto devido, apurado na declaração, seja destinado diretamente para o FMDPI.
Todos os detalhes referentes às regras e formas de proceder a destinação pelo Imposto de Renda estão disponíveis no site do CMDPI .
O uso dos recursos do Fundo é fiscalizado pela Secretaria Municipal do Idoso, pelo próprio CMDPI, pela Controladoria de Londrina, TCE-PR e, ainda, pelo Ministério Público do Paraná, que, desde 2016, tem realizado auditorias nas contas do FMDPI, não constatando nenhuma irregularidade até o momento.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, destacou a importância da campanha “O Futuro é Agora”, do CMDPI, em Londrina. “A destinação do Imposto de Renda devido ao Fundo do Idoso contribui para a Política Municipal de Atenção às Pessoas Idosas, fortalecendo a implementação de serviços e projetos que qualificam o serviço prestado a esta população em nossa cidade. A ajuda de todos é bem-vinda e faz a diferença”, afirmou.
Destinações ao longo do ano – Outra maneira de colaborar com o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (FMDPI) é destinar o valor do IR devido, em qualquer período do ano. Este formato de contribuição é aberto tanto para pessoa física quanto jurídica. A diferença é que durante o ano o contribuinte poderá escolher qual instituição e projeto, especificamente, quer beneficiar.
Poderão ser gerados um boleto ou vários, que deverão ser pagos durante o ano todo até a data máxima de 27 de dezembro de 2024. Para realizar a destinação do IR devido durante o ano, é preciso acessar um link ou QR Code, preencher os dados e escolher o projeto. Aderindo a este modelo, o contribuinte consegue ter a dedução no pagamento do Imposto de Renda feita no ano seguinte, ou seja, relacionado ao ano em que a destinação foi feita. Portanto, aqueles que destinarem o valor em 2024, terão o abatimento do imposto em 2025 – declaração do exercício financeiro 2024.
Contribuintes que tenham imposto devido a restituir também podem realizar a destinação e, na ocasião da restituição em 2025, terão a devolução do valor destinado ao FMDPI com correção monetária.
Para participar da campanha dessa maneira, o CMDPI disponibiliza o site https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/idoso/, onde o internauta faz um cadastro, registra seus dados e depois avança para saber a lista de projetos sociais integrantes do Banco de Projetos de Fluxo Contínuo.
Estão aptas a receber as quantias autorizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a partir do FMDPI, conforme seu banco de projetos, as instituições Casa do Bom Samaritano, Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes, Movimento Cristo te Ama – Fundação Tamarozzi (CRISTMA), Lar Maria Tereza Vieira, Sociedade Espírita de Promoção Social (SEPS), Instituto Não me Esqueças, Lar São Vicente de Paulo e Casa de Maria – Centro de Apoio a Dependentes.
Durante o ano de 2023, até o momento, com a criação do link para geração de boletos, bem como das destinações diretamente na declaração no mesmo ano, já foram arrecadados R$ 1.565.422,56 ao FMDPI.
Luciana Alvarez, Presidente do CMDPI, relata que, do valor arrecadado em 2023 para projetos, R$ 600 mil já estão sendo repassados às instituições/projetos. “Isso ocorre mediante a formalização da parceria através de Termos de Fomento, além de outras ações subsidiadas com estes recursos”, informou.
Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelos telefones (43) 3371-6343 ou (43) 3371-6344.