Saúde prepara ações de prevenção contra HIV/Aids
Equipes de Saúde do Programa Municipal de DST/HIV/Aids estarão em bares e casas noturnas de Londrina para promover a conscientização de jovens
Para que os foliões londrinenses tenham um carnaval saudável e consciente, três equipes do Programa Municipal de DST/HIV/Aids estarão, neste mês, nas recepções de alguns bares e casas noturnas da cidade. O objetivo é que os jovens que frequentam esses locais recebam orientação sobre a realização dos testes rápidos que detectam a contaminação pelo Vírus HIV, causador da Aids.
A ação será realizada no próximo final de semana (6 e 7) nas casas noturnas, a partir das 23 horas. As equipes também estarão nas apresentações do “Bloco Bafo Quente”, no dia 15, no Aterro do Lago Igapó e no dia 17 na Praça Nishinomiya, ambas a partir das 19 horas.
A mobilização deu-se a partir de dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que mostram que no ano de 2014 o centro teve o diagnóstico de 52 casos positivos de HIV. Desse número, 39 são homens e 13 são mulheres, todos na faixa etária entre 15 e 39 anos.
A gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, Hilda de Cassia Baptistotti explicou que estão vulneráveis à doença as pessoas sexualmente ativas que não usam preservativo, independente da orientação sexual e independente se o parceiro é fixo ou eventual. Ela destaca que o uso do preservativo é primordial em todas as relações sexuais.
Teste rápido
De acordo com a gerente, a realização de conscientização traz a possibilidade do teste-rápido ser feito antes do carnaval. São quatro testes rápidos disponíveis na rede municipal (Unidades Básicas de Saúde e no CTA) que indicam reagentes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
O teste rápido de HIV apresenta resultado em torno de 20 a 30 minutos e a finalidade é fazer o diagnóstico e tratamento de forma precoce. O diagnóstico tardio pode acarretar danos irreversíveis ao organismo e levar até ao óbito do paciente.
Hilda Baptistotti ressaltou que é importante que todas as pessoas que correram risco, tendo relação sexual sem preservativo, façam o teste. “Alguns jovens não realizam o teste rápido por não terem informação sobre o assunto, alguns por acharem que isso não vai acontecer com ele e outros ainda por receio.”
Programação do trabalho preventivo
6 e 7/2- bares
7/2- calçadão
15/2 – aterro do Lago Igapó,com apresentação do Grupo Bafo Quente
16/2- Santiago – Escola de Samba Explode Coração
17/2 – Praça Nishinomiya