Quartas Criativas traz contação de história e oficina à Biblioteca Infantil
Com temática voltada à cultura japonesa, as atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade londrinense

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de sua Diretoria de Bibliotecas, promove amanhã (12) mais dois encontros do projeto Quartas Criativas, ambos na Biblioteca Infantil, localizada na Praça 1º de Maio, 110, Centro. A primeira atividade será às 9h30, e a segunda irá ocorrer às 14h30. A história abordada da vez é a do livro “Amanhã”, de Lúcia Hiratsuka, contada pela pedagoga e professora Renata Suzue, que atua com projetos educativos nesse segmento. Depois, será realizada uma oficina criativa de origami para a confecção de elementos retratados na apresentação.
Qualquer pessoa pode participar de forma gratuita, sem a necessidade de efetuar inscrição prévia. A iniciativa será desenvolvida, nessa edição, em parceria com o projeto “O Japão que Inspira”, assim como já ocorreu na etapa do projeto no final de maio.
Suzue adiantou que a obra da vez traz ensinamentos fascinantes sobre a vontade de busca pelo conhecimento, a partir de elementos do folclore japonês. “O livro fala sobre três meninas que, em diferentes momentos históricos, fazem a pergunta: ‘amanhã tem escola?’. Essas pessoas são filha, mãe e avó; uma menina de escola rural, sua mãe que enfrentou desafios maiores em tempos de guerra no Japão, e a avó, que teve ainda mais dificuldades quando criança, tendo, em vez de um professor, um monge educador que apontava um caminho assustador a percorrer. São formas de vivência distintas, retratadas para ressaltar a importância da educação e das escolas, mostrando como descobertas, palavras e experiências de aprendizado fazem a diferença na vida das pessoas”, disse a profissional que atua há alguns anos nas bibliotecas municipais de Londrina junto ao público infantil.
A professora falou que um dos pontos da história menciona a essência de uma cantiga popular japonesa sobre uma trilha estreita cuja ida era alegre, mas o retorno era repleto de situações desafiadoras e tensas. “As crianças no Japão iam sozinhas para a escola, em grupos de amigos, o que ainda é muito comum hoje. Então, são elementos da cultura japonesa apresentados de forma lúdica no livro, que traz uma narrativa linda, mostrando a admiração das crianças pela escola, a expectativa pelo primeiro dia de aula, bem como a valorização deste local pelas pessoas que passaram dificuldades naquele país. Reúne um misto de emoções, do amanhã de esperança e expectativas nessa trilha em busca do conhecimento”, detalhou Suzue.
Após a apresentação da história, a professora conduzirá a oficina criativa de origami, juntamente com a coordenadora do projeto Japão que Inspira, Klissia Tiba. Elas ensinarão origami de caixinhas e produção de bolsinhas simbolizando o bornal, sacolinha de pano utilizada para levar o lanchinho e materiais escolares na época da história contada.
Do encontro que irá ocorrer no período da manhã, na Biblioteca Infantil, participará a comunidade de forma geral, entre crianças e adultos que costumam frequentar e lotar a casa, segundo contou Suzue. “Entre essas famílias presentes, muitas delas são descendentes de japoneses que residem em Londrina, algumas com gerações estabelecidas aqui ao longo das décadas”, informou.
À tarde, além de a ação ser aberta novamente a todo o público interessado, também estarão presentes 26 alunos de uma turma agendada da Escola Municipal Maestro Honório Maestrelli, de Porecatu. O projeto Quartas Criativas está sempre aberto para unidades escolares que desejam enviar seus estudantes à Biblioteca Infantil.
Sobre o projeto – O “Quartas Criativas: entre livros e arte” é realizado desde agosto de 2022 e foi idealizado pela professora Renata Suzue Ogata, com o objetivo de oferecer momentos de contato com a literatura e oficinas criativas com temas variados, ofertado exclusivamente na Biblioteca Infantil.