Coletivo Gema abre inscrições para a 4ª edição da Mostra GEMA – Diálogos Transculturais
As inscrições vão até 27 de junho e a seleção de vagas será prioritária para pessoas LGBTQIAPN+, pretas, indígenas e que vivem em regiões periféricas da cidade
Visando proporcionar atividades formativas gratuitas na área audiovisual para artistas e produtores culturais, o Coletivo Gema está com inscrições abertas para a quarta edição da Mostra GEMA – Diálogos Transculturais. A programação contará com seis oficinas gratuitas que irão ocorrer entre os meses de julho e dezembro deste ano. As inscrições vão até as 20h do dia 27 de junho, e podem ser realizadas por meio deste link ou nas redes sociais do coletivo.
Cada oficina possui uma limitação de 20 vagas e a seleção priorizará pessoas LGBTQIAPN+, pretas, indígenas e que vivem em regiões periféricas da cidade. Ao longo desta edição, os participantes terão acesso a mais de 20 horas de formação, permitindo que os interessados também escolham mais de uma oficina para participar.
A primeira das oficina será a de “Produção Cultural e Comunicação Popular”, ministrada em 12 e 13 de julho pela produtora cultural Talyta Elen, no Centro Comunitário Luiz de Sá (rua Lino Sachentin, 524, Conjunto Habitacional Luiz de Sá). Nos dias 26 e 27 julho ainda haverá a oficina “Escrita Criativa”, com a jornalista Isabela Cunha, também no centro comunitário.
Nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto será a vez da oficina de “Captação no Audiovisual”, com a cineasta Fran Camilo. E em 6 e 7 de setembro, o tema é “Um Olhar para o Cotidiano: Fotografia Criativa”, com a produtora multimídia Ingrid Gonçalves. Ambas as oficinas ocorrerão no espaço da Vila Cultural Grafatório (rua Mossoró, 483, Centro).
Novembro se inicia com a oficina ministrada por Fran Camilo, “Desenvolvimento de Projetos no Audiovisual”, nos dias 9 e 10, no Centro Comunitário Luiz de Sá. E, marcando a última oficina da programação da mostra, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a programação traz a oficina “Marketing Digital na Produção Cultural”, com a relações públicas Anna Prado, no Sesc Cadeião Cultural (rua Sergipe, 52, Centro). A relação de dias e horários de cada oficina pode ser consultada abaixo.
Os critérios que serão levados em consideração para a escolha dos participantes incluem: Gênero (confere prioridade para pessoas LGBTQIAPN+); Raça (confere prioridade para pessoas pretas e indígenas); Carta de intenção para cada oficina; Acessibilidade e inclusão de novos públicos portadores de necessidades especiais; Classe (prioridade para pessoas com baixo privilégio social e econômico); e Diversidade geográfica (confere prioridade para regiões mais afastadas do Centro).
Após o encerramento das oficinas, a 4ª mostra GEMA realizará um evento com o objetivo de expor, refletir, argumentar e analisar esses conhecimentos aprendidos entre os membros que participarão das ações formativas durante os meses de julho a dezembro.
Segundo a produtora cultural do coletivo Gema, Nathalia Diovanna Vicente, a criação da Mostra Gema atua diretamente como uma resposta à escassez da representatividade da população negra, indígena e LGBTQIAPN+ no meio audiovisual. “Através da capacitação e formação, buscamos incentivar o surgimento desses novos produtores culturais para a ocupar o meio audiovisual.”
A 4ª Mostra GEMA é um projeto patrocinado pela Prefeitura de Londrina, através de recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), via Secretaria Municipal de Cultura e integrante do Fábrica – Rede Popular de Cultura.
Programação da 4ª Mostra Gema
Oficina: Comunicação popular dentro da Produção Cultural
Oficineira: Talyta Elen
Local: Centro comunitário Luiz de Sá
Data: 12/07 – Horário: 15h – 16h30
Data: 13/07 – Horário: 15h – 16h30
Oficina: Escrita criativa
Oficineira: Isabela Cunha
Local: Centro comunitário Luiz de Sá
Data: 26/07 – Horário: 15h – 16h30
Data: 27/07 – Horário: 15h – 16h30
Oficina: Captação Audiovisual
Oficineira: Fran Camilo
Local: Grafatório
Data: 23/08 – Horário: 14h – 15h30
Data: 24/08 – Horário: 14h – 15h30
Data: 30/08 – Horário: 14h – 15h30
Data: 31/08 – Horário: 14h – 15h30
Oficina de fotografia: Um Olhar Para o Cotidiano: fotografia criativa
Oficineira: Ingrid Gonçalves
Local: Grafatório
Data: 06/09 – Horário: 14h – 15h30
Data: 07/09 – Horário: 14h – 15h30
Desenvolvimento de Projetos no Audiovisual
Oficineira: Fran Camilo
Local: Centro comunitário Luiz de Sá
Data: 09/11 – Horário: 15h – 16h30
Data: 10/11 – Horário: 14h – 15h30
Oficina: Marketing Digital na produção cultural
Oficineira: Anna Prado
Local: Sesc Cadeião Cultural
Data: 30/11 – Horário: 15h – 16h30
Data: 01/12 – Horário: 15h – 16h30
Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.