Cidadão

Jogos Escolares Bom de Bola iniciam disputas em Londrina na segunda-feira (17)

Competição de futebol de campo reúne alunos de 12 a 17 anos e vai até 28 de junho; serão mais de 40 jogos em seis campos de Londrina

Com 450 atletas inscritos, de 20 colégios estaduais e particulares, terão início na próxima segunda-feira (17) os Jogos Escolares (JELs) Bom de Bola 2024 em Londrina. A competição de futebol de campo, realizada até 28 de junho, envolve disputas entre alunos da educação básica do ensino regular, com idade entre 12 e 17 anos. Participam da atual edição unidades de ensino das redes estadual e privada da cidade, com 41 partidas programadas para serem jogadas em cinco campos de diferentes regiões.

Todas as informações, regulamentos e a agenda dos jogos estão reunidos no site da Fundação de Esportes de Londrina, que promove a iniciativa com a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), representando o Governo do Paraná.

O evento é a fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), focada no futebol de campo e sob o título “Bom de Bola”, que ainda terão ainda mais três outras etapas posteriores – regional, macrorregional e final.

Os JELs Bom de Bola 2024, em Londrina, são divididos em duas categorias, sendo a A para alunos de 15 a 17 anos, e a B, reunindo estudantes entre 12 e 14 anos de idade. Em ambos os segmentos, cada colégio teve a oportunidade de inscrever de 11 a 18 atletas por time. No masculino, foram 23 equipes inscritas, entre as duas categorias. Por sua vez, no feminino, como apenas dois times se inscreveram, um em cada categoria, esses colégios já estão automaticamente classificados para a fase regional dos JELs Bom de Bola.

As partidas da edição 2024 serão disputadas nos campos de futebol da AFML, UEL, Estádio Santa Terezinha e PSTC. Já as finais, incluindo a decisão de terceiros lugares em cada categoria, bem como a finalíssima dos JELs, irão ocorrer no Estádio do Café, o grande palco futebolístico da cidade, no dia 26 de junho.

Foto: Divulgação

No dia de abertura, segunda-feira (17), serão realizados seis jogos. Para o campo da AFML, estão programados três embates, com agenda iniciando a partir das 8h30. Nessa mesma faixa de horário, haverá outras três partidas no campo da UEL.

Tanto na categoria A como na B, os jogos terão uma fase classificatória de grupos, das quais as melhores equipes avançam para as semifinais, e depois serão realizados os jogos para decidir os terceiros lugares e os grandes campeões de 2024.

As equipes classificadas no JELs Bom de Bola irão para a fase regional que irá ocorrer na cidade de Tamarana, de 5 a 8 setembro.

O presidente da FEL, Claudemir Fattori, destacou que houve aumento nas inscrições deste ano em quase 50%, aumentando o nível das disputas e enriquecendo o evento como um todo. “Acreditamos que o trabalho está sendo bem realizado pela Prefeitura, pela Fundação de Esportes, pelo Núcleo Regional e pelo Governo do Paraná. Todos estes entes estão unidos para apoiar e ampliar a participação da comunidade em todas as competições. Nossa equipe da FEL e os parceiros estão empenhados em fazer com que tudo ocorra da melhor forma possível, e acreditamos na qualidade técnica das equipes participantes”, frisou.

Segundo o assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro Henrique dos Santos, a ampliação na quantidade de equipes inscritas reflete o trabalho conjunto entre as instituições organizadoras do evento, com apoio dos colégios e dos parceiros que cederam seus espaços gratuitamente (UEL, AFML, PSTC, Portuguesa Londrinense e Londrina Esporte Clube). “Os JELs, assim como os próprios Jogos Escolares de Londrina, evento municipal que foi realizado recentemente, são promovidos com uma união de forças que permite às escolas e alunos participarem de uma competição bem organizada e de qualidade, com as condições adequadas. Tivemos apoio também da Liga de Futebol de Londrina. Fazemos uma ampla divulgação, tanto internamente como para os veículos de imprensa, o que também contribui para o sucesso”, descreveu.

Santos contou que a expectativa é grande para a edição 2024, valorizando o caráter esportivo e de interação social entre os estudantes. “Teremos várias equipes participando e sempre vemos um bom nível técnico. Os alunos jogam futebol, esporte que amam, e também se divertem em equipe, tendo a chance e alegria de atuar em campos oficiais. Geralmente, aqueles times que passam dessa fase municipal no Bom de Bola, costumam avançar nas outras etapas dos Jogos Escolares do Paraná, muitas vezes chegando na fase final. O histórico de Londrina é muito bom e vamos torcer para que os nossos campeões consigam ir longe neste ano”, afirmou.

Conforme o regulamento dos JELs Bom de Bola 2024, são objetivos da competição promover o desporto educacional, oportunizando a presença de colégios de diferentes regiões de Londrina; despertar o gosto pela prática esportiva com fins educativos, bem como estimular o intercâmbio social, a vivência e o respeito entre os atletas e professores; possibilitar o surgimento de novos talentos esportivos e favorecer o desenvolvimento global dos alunos e sua integração na sociedade; proporcionar atividades que tragam mais saúde e qualidade de vida, e aquisição de experiências enriquecedoras que colaboram para o exercício da cidadania.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos