Cidadão

Feira de empregabilidade e partida de futebol são destaques da 39ª Semana do Migrante

Evento será realizado de 16 a 23 de junho em Londrina, com o tema: “Migração e Casa Comum”

A Arquidiocese de Londrina abre no domingo, 16 de junho, a 39ª Semana do Migrante, com o tema Migração e Casa Comum, e o lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54:2). A Santa Missa de abertura será às 10h30 na Catedral Metropolitano de Londrina, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz. Migrantes e a equipe da Cáritas Arquidiocesana estará presente na celebração.

A coordenadora de gestão do Programa de Migração e Refúgio, Taís Paton Monsato, explicou que, neste ano, a Semana do Migrante quer despertar a consciência das pessoas, enquanto Igreja e sociedade, frente à realidade da migração forçada e a falta de acolhida digna para com os migrantes. “Ao mesmo tempo, convida a alargar o nosso coração para uma acolhida afetiva e efetiva, como família de Deus, que busca e promove a amizade social para romper as barreiras que impedem a solidariedade, a promoção e a integração de todos os irmãos e irmãs que buscam um novo lugar ou uma nova pátria”, comentou Taís, citando o texto-base da semana.

Foto: Divulgação

A programação organizada pela Cáritas envolve oficinas, partida de futebol e feira de empregabilidade. Entre os temas tratados nas oficinas está “MEI – Microempreendedor Individual”, em parceria com a Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER); e “Conclua seus estudos na escola”, uma parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Londrina. “Muitos migrantes não finalizaram os estudos, então é uma oportunidade, porque é uma escola gratuita que eles também podem ter acesso”, acrescentou a coordenadora.

Além disso, haverá oficinas na área da saúde, saúde mental e qualidade de vida, direitos trabalhistas e previdenciários, demandas importantes nos atendimentos da Cáritas aos migrantes.

O Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e suas Famílias é uma iniciativa da Prefeitura de Londrina desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com a Cáritas. A SMAS efetua os repasses à entidade para realização de atividades que incluem atendimento e acompanhamento para regularização migratória, acesso à documentação civil e direitos sociais, proteção social das famílias, entre outros.

Por mês, os investimentos do Município para o programa são de, aproximadamente, R$33 mil, o que representa um montante de R$367 mil ao ano. “Esse programa para migrantes, refugiados e apátridas começou em Londrina no ano de 2021. É uma realização da SMAS, que firmou termo de parceria com a Cáritas, e esta executa essa política pública essencial devido à conjuntura dos últimos anos nas questões de migração e refúgio”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali.

Feira de Empregabilidade e feira livre de negócios

Na próxima sexta-feira (21), haverá a feira de empregabilidade para migrantes e refugiados na sede da Cáritas (Rua Dom Bosco, 145), das 9h às 16h. “A gente tem algumas empresas parceiras, como o Grupo Muffato, Plaenge, TCS, Atos e outras que estão entrando em contato, para ofertar empregos para os migrantes e refugiados aqui no município de Londrina e região”, destacou Monsato.

Empresas que tenham interesse em participar da feira podem entrar em contato por meio do Instagram da Cáritas Londrina (@caritaslondrina), do telefone (43)3371-3134, (WhatsApp), ou pessoalmente na sede da instituição (Rua Dom Bosco, 45).

No sábado (22), será a vez da feira livre de negócio, também na sede da Cáritas, das 9h às 16h, um espaço para os migrantes apresentarem os produtos que fabricam e vendem, ou os serviços que realizam. “Será um espaço de divulgação de produtos e para as pessoas fazerem negócios com os migrantes”, informou a coordenadora.

Missa de encerramento e partida de futebol

A Santa Missa de encerramento será no domingo (23), na Paróquia São Francisco Xavier de Cambé, às 8h, presidida pelo decano, padre Augustin Mukamba. Depois, às 10h, haverá uma partida de futebol de campo entre dois times de migrantes: o Haiti Futebol Clube e o África Fraternidade Futebol Clube de Londrina, no Centro Esportivo Castelo Branco, de Cambé. Após a partida, os participantes terão um almoço para os migrantes, voluntários e agentes da Cáritas, também na Paróquia São Francisco Xavier, de Cambé.

A programação completa da Semana do Migrante 2024 está disponível na página https://arquidioceselondrina.com.br/2024/06/13/programacao-39a-semana-do-migrante/.

Texto: Assessoria de Imprensa da Cáritas Arquidiocesana

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos