Programa “Mais Médicos” seleciona novos profissionais
Londrina pode ter mais 15 médicos para reforçar as unidades de saúde; resultado será publicado amanhã (10) no site maismedicos.saude.gov.br
A lista dos novos profissionais que integrarão o programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, será divulgada nesta terça-feira (10). Números do Ministério da Saúde registraram 15.747 pessoas interessadas em participar do programa. Em Londrina, está prevista a chegada de 15 novos profissionais, todos brasileiros. Este número pode variar de acordo com a distribuição regional, conforme as cidades escolhidas pelos interessados. O município conta hoje com 20 médicos do programa trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e servindo, também, ao Programa Saúde da Família (PSF). São 14 cubanos e seis brasileiros. O resultado será publicado em edital no endereço maismedicos.saude.gov.br.
Os profissionais terão do dia 11 a 20 de fevereiro para entregar a documentação necessária na Diretoria de Gestão do Trabalho e de Educação em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). A previsão é de que os médicos comecem a trabalhar no dia 2 de março. O programa prevê para Londrina um total de 30 médicos brasileiros e outros 20 estrangeiros.
Dos 15 médicos que devem chegar para atuar na cidade, quatro já estão garantidos através da migração de profissionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). No Paraná, 61 cidades participam do edital vigente. Foram solicitados 169 profissionais para trabalhar no Estado. Os médicos selecionados para participar do programa receberão bolsa-formação de cerca de R$10.500 do Ministério da Saúde, quantia que sofre alterações de acordo com o município. Em Londrina, os médicos vindos de outras localidades receberão um complemento em auxílio de moradia e alimentação que somam R$3 mil, custeados pela Prefeitura de Londrina.
Fotos: Luiz Jacobs