Cidadão

Idosos do CCI Oeste participam de palestra sobre sabores do Cerrado e do Pantanal

Professora aposentada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, voluntária no CCI Oeste, ministrou a palestra sobre práticas de aproveitamento de alimentos dessas regiões e receitas

Na tarde de ontem (27), cerca de 20 idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Oeste participaram de uma palestra sobre frutas do Cerrado e do Pantanal, ministrada pela professora aposentada Iria Hiromi Ishii, voluntária no CCI. Os participantes receberam informações sobre práticas de aproveitamento de alimentos dessas regiões e dicas de receitas.

Foto: SMI / divulgação

O trabalho é resultado do projeto denominado “Valorização da produção de alimentos de origem vegetal para o desenvolvimento de três comunidades do Pantanal e Cerrado”, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Seu objetivo foi resgatar os conhecimentos tradicionais das comunidades ribeirinhas e comunidades tradicionais no Pantanal.

“Nós tínhamos um povo indígena chamado Guató, que hoje está quase extinto, então o objetivo desse trabalho foi resgatar o conhecimento, estimular o extrativismo de frutos nativos do Cerrado e do Pantanal de modo conservacionista”, contou Iria Hiromi Ishii.

A coordenadora do CCI Oeste, Rosely Sonoda, informou que, de modo geral, a professora apresentou aos idosos curiosidades da área do Cerrado e das frutas típicas, como a fabricação de farinha e outras formas de uso de produtos tradicionais ribeirinhas. “Foi bem interessante porque no trabalho que ela executava na universidade foi feita uma pesquisa e elaborado um livro com muito conteúdo de conhecimento da prática daquele povo, inclusive com receitas. Acho muito interessante colocar este conteúdo porque em país de extensão tão grande como o nosso há muita coisa legal que a gente ainda não conhece”, afirmou.

Para a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, “tais ações são importantes, pois disseminam o conhecimento. E muitas pessoas idosas gostam e se identificam com atividades como essas, com temáticas que lembram a sua história”, citou.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos