Secretaria do Idoso participa da programação do Festival Sou Geros sobre longevidade
Idosos atendidos em projetos culturais nos CCIs de Londrina participarão de apresentações durante o evento

Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), Londrina receberá a 2ª edição do Festival Sou Geros – um novo olhar para o envelhecimento, com vasta programação de atividades na PUCPR Campus Londrina. O evento, pioneiro no assunto longevidade no Paraná, vem repleto de palestras, talk shows e apresentações culturais, entre outras ações. A Prefeitura de Londrina, via Secretaria Municipal do Idoso, que é uma das apoiadoras da iniciativa, terá participação na agenda do festival, juntamente com outras pastas.

Entre as temáticas abordadas ao longo dos dois dias do Sou Geros, os assuntos transitam entre aposentadoria, caminhabilidade, futuro sustentável, como evitar golpes, segurança cibernética, qualidade de vida, saúde bucal e dos olhos. O evento será das 13h às 18h, é gratuito, mas a organização pede que seja feita a inscrição antecipada, além da doação de 1 kg de alimento nos locais.
“Escolhemos uma programação que contemple diversas áreas da vida voltada ao público 50+. Dessa maneira, as pessoas poderão escolher que assuntos querem ouvir, que temas querem participar”, frisou Mity Shiroma, uma das idealizadoras e organizadoras do Festival Sou Geros.
De acordo com Naide de Souza, também idealizadora e organizadora, foram convidados especialistas gabaritados em cada área e temática trabalhada durante a programação. “Estamos com os melhores estudiosos e exemplos de sucesso que poderão contribuir com os temas”, citou.
O mapa do evento é dividido em diversos locais. A abertura oficial, na quinta-feira, será na Praça Sesi, onde também ocorrem as apresentações culturais. Depois, as palestras estão divididas em diversos auditórios: Hoftalon Clinic, Uniodoto e Geros no primeiro dia e Grupo Mais Saúde e Ótica Visolux no segundo dia. Cada auditório terá uma atividade temática e a participação gratuita se limita à capacidade do espaço. A agenda completa e a área de inscrição estão no site sougeros.com.br .
A secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, ressaltou a relevância das ações contidas nos eventos do Sou Geros, enaltecendo Londrina como polo de iniciativas públicas em prol da população idosa. “Estamos vivendo o ‘bug’ do envelhecimento no mundo, e no Brasil com muita rapidez. Quando conseguimos em um evento como o Festival Sou Geros reunir o poder público, entidades, sociedade civil, empresas e profissionais para discutirmos o grande desafio que é o envelhecimento no Brasil, estamos dando mais um passo gigantesco em relação à promoção e valorização da pessoa idosa. Londrina é vanguarda em políticas públicas e agora também em eventos que promovem um novo olhar para o envelhecimento”, analisou.

Cerca de 100 idosos atendidos pela SMI, por meio dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), serão transportados gratuitamente ao Festival Sou Geros na quinta-feira (4), com saídas a partir dos CCIs Norte, Oeste e Leste. Eles integram o Coral da Secretaria Municipal do Idoso, dentro do Projeto Vozes, que fará uma apresentação na abertura oficial do evento, às 13h30, na Praça Sesi. Esse projeto é desenvolvido nos CCIs de Londrina por uma instituição contratada e, no Sou Geros, o público poderá conhecer de perto o resultado do trabalho.
Ainda no primeiro dia do Sou Geros, às 15h, um painel reunirá apresentação e debates sobre políticas públicas, intersetorialidade e direitos, envolvendo representantes das secretarias municipais do Idoso, Saúde, Assistência Social e do Trabalho, Emprego e Renda.
No segundo dia de atividades, sexta-feira (5), a SMI também levará cerca de 70 idosos previamente inscritos para o Festival Sou Geros, em que diferentes espaços recebem apresentações culturais e outras ações. O transporte sairá novamente dos três CCIs. Todos os frequentadores dos Centros de Convivência foram convidados a participar do festival e poderão comparecer.
Uma das atrações deste dia será a apresentação de dança interativa e baile com música ao vivo com participação do projeto Dançarte, realizado pela Escola de Circo de Londrina, que mantém termo de colaboração com a Secretaria Municipal do Idoso. Este momento está programado para as 14h, também na Praça Sesi, onde o trio Q’Entoa ainda fará uma apresentação musical – iniciativa esta vinculada ao projeto cultural CORRE, que também tem colaboração com a SMI.
Festival Sou Geros – O evento é considerado o primeiro sobre longevidade no Paraná, trazendo diversos eixos temáticos, entre eles questões de saúde, psicossociais, de convivência, temas ligados ao direito, moradia e mobilidade, além do turismo e de exemplos de sucesso e vitalidade após os 50 anos. Os convidados sempre são especialistas em suas respectivas áreas, compartilhando conteúdos de relevância com o público. Pioneiro, nesta segunda edição, o festival se firma no calendário anual de Londrina e do Paraná.
Inscrições – As inscrições podem ser feitas no site do Festival Sou Geros (www.sougeros.com.br) ou nas lojas da Ótica Visolux (R. Souza Naves, 364 e 422, e Av. Ayrton Senna, 677). O ingresso gratuito é solidário e a organização pede que cada inscrito leve 1 kg de alimento, que será dado a entidades assistenciais, através do projeto Mesa Brasil, do Sesc. Entre os patrocinadores do evento estão PUCPR Campus Londrina, Sesi, Ótica Visolux, Grupo Mais Saúde, AYoshii, Hoftalon Clinic, Uniodonto Londrina, Unimed, Sicoob Ouro Verde, Sinduscon, Studio MASTER +, Rossetto Seguros, ABRATIC e TI Paraná.
Programação completa (PUCPR)
4 de julho (Quinta-Feira)
Local: Praça Sesi
13h: Recepção e Credenciamento
13h15: Apresentação de dança – Cia de dança flamenca Ana Paula Minari
13h30: Abertura Oficial – Apresentação do Projeto Vozes – Coral Secretaria Municipal do Idoso de Londrina
15h: Bateroterapia – Sesc Apucarana
16h: Tem samba, malandragem e alegria. Um pouquinho do morro carioca na nossa pequena Londres – Sesc Londrina Centro
16h15: Dança interativa – Bon-Odori
Local: Auditório Hoftalon Clinic
15h: Geros de sucesso – Talk Show “Minha história, sonhos e propósitos”
Dr. Nobuaqui Hasegawa – Médico Oftalmologista. Fundador e Diretor Vice- Presidente do Hoftalon Hospital de Olhos
Mediação do jornalista Fábio Luporini
15h30: Diversidade, longevidade e inclusão para um futuro sustentável
Renata Thereza Fagundes Cunha – Especialista e consultora do Sesi Paraná
16h: Conversando com especialistas do Sicoob: Como evitar golpes, prevenção e segurança cibernética e planejamento financeiro
Alan Diego Brindarolli de Lima – Gerente de Agência
Paulo Cezar Figueiredo – Analista de Desenvolvimento Cooperativo
Emmy Lorena Bofinger – Analista de Compliance
Local: Auditório Uniodonto
15h: Seja protagonista do seu envelhecimento
Dra. Lindsey Nakakogue – Médica Geriatra
16h: “SouGeros” – ainda dá tempo de programar uma aposentadoria? Já sou aposentado – é possível melhorar meu benefício?
Dra. Ana Carolina Arnaldi – Advogada Especialista em Direito Previdenciário e Colunista do Quadro de previdência da Rádio Paiquerê 91,7
Local: Auditório Geros 1° andar
15h: Políticas Públicas, intersetorialidade e direitos com representantes da Secretaria Municipal do Idoso, Secretaria Municipal da Saúde de Londrina, Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina e Secretaria Municipal do Trabalho e Renda de Londrina
5 de julho (Sexta-Feira)
Local: Praça Sesi
13h: Recepção e credenciamento
13h30: Coral Recordar é Viver – CCI de Rolândia, com parceria SOAME (OnG)
14h: Dança Interativa e baile com música ao vivo – Prefeitura Municipal de Londrina
17h: Desafio Geros – Divulgação do resultado e premiação
Local: Auditório Grupo Mais Saúde
14h: Atitudes para o bem envelhecer. O desafio dos 50+
Dr. Marcos Cabrera – Médico Geriatra
15h: Qualidade de vida, bem-estar e cuidados
Luiz Gustavo Muniz – Sócio proprietário do Grupo Mais Saúde
Vanessa Gracieli Kuwano – Fisioterapeuta e idealizadora da franquia Master+
16h: A importância dos cuidados da saúde bucal para uma vida saudável
Dr. Adalberto Baccarin – Vice-Presidente da Uniodonto de Londrina
Local: Auditório Ótica Visolux
14h: Vamos falar de prevenção?
Claudemir Rossetto – Ceo do Grupo Rossetto – Seguros – A vida com eles é melhor
Dr. Nahin Geha – Médico oftalmologista. Diretor Clínico do Hoftalon hospital de olhos – Visão perfeita aos 50+
Eduarda Nogueira Bim – Consultora Especializada em Óculos – A Importância da técnica na escolha estética dos óculos
Ligia Renata Nogueira Bim – Proprietária da Ótica Visolux – Moderadora
15h: Novas soluções para segurança e qualidade de vida às pessoas idosas e para apoio às famílias, cuidadores, empresas de cuidados e residenciais de idosos
Márcia Vieira – Hub Longevidade/MasterCare Brasil
Camila Tejada G. Alba Gonçalves – CuideMe Care – tecnologia e monitoramento remoto
Alessandra Macedo – Bem Me Care – Desliz – lençol deslizante
Surimex – cadeira elevatória
16h: Transformando a aposentadoria em novos rumos de carreira
Profª Adriana Martello