Destaques

Projetos aplicados na Prefeitura são premiados no Programa de Incentivo à Inovação

Os finalistas da terceira edição do programa abordam realidade aumentada, automatização de processos e captura de animais peçonhentos

Três iniciativas promovidas e executadas por servidores da Prefeitura de Londrina foram premiadas, na manhã desta terça-feira (2), pelo Programa de Incentivo à Inovação. Nessa terceira edição do programa, que é organizado pela Secretaria Municipal de Governo, foram inscritas 13 ações desenvolvidas na esfera municipal, seja em secretarias, órgãos ou autarquias. O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, receberam os servidores que se destacaram com seus projetos e entregaram a Menção Honrosa para cada um deles.

Foto: Núcleo de Comunicação/ PML

O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os servidores municipais pelo empenho e dedicação aplicados ao longo dos seus dois mandatos, e que permitiram que, hoje, Londrina esteja em um patamar superior. “Tenho muita honra e muito orgulho em trabalhar com vocês. Londrina é modelo para o Brasil. Temos nossos defeitos, deficiências, mas onde vamos e começamos a comparar Londrina é exemplo. E o servidor vestiu a camisa da administração. Quando assumimos, o servidor estava desanimado, desacreditado, mas isso mudou. Fica minha gratidão a vocês, ainda temos muito o que fazer, afinal a cidade é dinâmica, mas Londrina hoje está transformada”, reforçou.

As propostas submetidas para o 3° Programa de Incentivo à Inovação podiam ser enquadradas em uma dessas três categorias: impacto na secretaria ou órgão municipal; impacto em mais de uma secretaria ou órgão municipal; impacto na Administração. Todos foram analisados por uma comissão, embasada nos critérios de inovação, resultados, economia ou utilização eficiente de recursos, e foco nas pessoas.

Em terceiro lugar, foi selecionado “Aqui tem história… Realidade aumentada aplicada do patrimônio”, inscrito por Ana Luiza Muller Moreira e Robson Naoto Shimizu, ambos do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina. Essa plataforma on-line disponibiliza informações históricas da cidade, possibilitando inserir diversas camadas históricas de conhecimento, tudo em formato virtual.

A comunidade pode conferir os três roteiros turísticos criados no centro de Londrina, que contam a história da cidade. As informações e links de acesso estão disponíveis na página do Instagram @conheca.londrina.

Foto: Núcleo de Comunicação/ PML

Na segunda colocação, ficou o projeto do Robô Janô, utilizado pelo Laboratório de Inovação (Inovalab) da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e representado pelo procurador Sérgio Veríssimo. Com essa ferramenta, algumas etapas dos processos judiciais passaram a contar com o peticionamento automático. Além de ágil, essa opção possibilita que os servidores se dediquem a outras tarefas, já que reduz a carga de trabalho da equipe envolvida.

Por fim, o primeiro lugar foi conquistado pela “Estratégia de Adaptação de Abrigos para Escorpiões”, do servidor Mário Inácio da Silva da Diretoria de Vigilância da Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde. A implantação começou em 2019, em dois cemitérios municipais; atualmente as armadilhas estão em 12 estabelecimentos públicos e privados, distribuídos na área urbana e rural de Londrina. Alguns dos abrigos são em madeira, outros utilizam bloco, pela sua durabilidade e resistência.

Foto: DVS/ Saúde

No decorrer de 2023, ao todo, essas armadilhas recolheram 3.594 escorpiões, dados expressivos frente aos 1.013 animais coletados em toda cidade.  E este ano os dados parciais já atingiram 1.700 animais capturados nos abrigos, contra 510 em toda a cidade. “Essa diferença, com mais que o triplo de escorpiões capturados nos abrigos, destaca a eficácia do método, especialmente considerando que a média anual de captura era de cerca de 500 escorpiões. Além dos resultados significativos, a técnica também é financeiramente vantajosa. O custo de fabricação e instalação dos abrigos é baixo, e elas são fáceis de manipular e manter, o que reduz consideravelmente os custos operacionais”, ressaltou Silva.

Foto: Núcleo de Comunicação/ PML

Para o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, o Programa de Incentivo à Inovação representa, primeiramente, o reconhecimento do serviço feito pelo servidor municipal de Londrina. “É um servidor muito qualificado, empenhado, que trabalha realmente com afinco e veste a camisa da Prefeitura, do município. Todos esses projetos que foram apresentados nessa edição demostram como o servidor, inclusive, está preocupado em ter inovação, em ter métodos para desenvolver com mais qualidade e mais eficiência os serviços prestados à população. Isso é de extrema importância”, salientou.

Outro objetivo do programa envolve o estímulo para que os demais servidores repensem seus processos de trabalho e contribuam para que a Prefeitura avance em inovação e tecnologia. “É um incentivo para também fazerem trabalhos internos que visem melhorar o serviço público, tanto na quantificação quanto na qualificação. E, de certa forma, nós também apresentamos para a sociedade isso que vem sendo feito internamente. A Secretaria de Governo tem esse projeto já há algum tempo, estamos na terceira edição, e vamos continuar realizando porque tem sido muito exitoso”, adiantou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos