Destaques

Emoção marcou início da entrega das próteses auditivas digitais

Iniciativa é da Prefeitura de Londrina; neste mutirão, além de consultas com especialista e exames, serão distribuídos mais de 1.400 aparelhos auditivos até o final do ano

Depois de 30 anos sem audição, Nivaldo Calazotti conseguiu recuperar sua audição, hoje de manhã, quando recebeu um aparelho auditivo digital. A entrega do equipamento faz parte das ações do Mutirão de Distribuição de próteses auditivas realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). “Poder ouvir de novo a voz da minha esposa é uma alegria muito grande. Vocês não imaginam como o relacionamento fica prejudicado quando a gente não consegue ouvir”, agradeceu entre lágrimas contando que sua surdez é resultado de um acidente de trabalho.

Senhor Nivaldo Calizotti utiliza a prótese auditiva pela primeira vez. Foto: Vivian Honorato / PML

Calazotti faz parte do grupo de 75 pessoas previamente convocadas pelo Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) para receber os 150 aparelhos. Essa última etapa do mutirão prossegue até dezembro e além de incluir consultas com especialista e exames, deverá entregar cerca de 300 próteses, adquiridas com recursos próprios do Município de R$1,4 milhão, zerando a fila de espera para esse serviço.

Foto: Vivian Honorato / PML

A presidente do ILES, Tirza Hirata, explicou que, durante o mutirão, novas inscrições serão aceitas. Quem apresenta problemas de surdez deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), passar pelo especialista e fazer os exames para poder receber o aparelho. Comprovada a necessidade, a pessoa é encaminhada para o ILES, responsável pela distribuição. Recebido o aparelho, os pacientes continuam sendo acompanhados pelo instituto.

O ILES é uma entidade que atua via contrato com a Prefeitura de Londrina, e atende no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando desde crianças até idosos com perda ou deficiência auditiva. Sua sede fica na Rua Madre Tonina Ugoline, 35, Jardim Caravelle.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos