Dia D do Trabalhador com Deficiência atende população PcD em Londrina
Ação realizada na sede da Secretaria Municipal do Trabalho contou com a participação de 18 empresas e ofereceu diversos serviços ao público-alvo

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) realizou o Dia D do Trabalhador com Deficiência e Beneficiários Reabilitados do INSS 2024. O evento foi conduzido das 8h às 12h na sede da SMTER (Rua Pernambuco, 162) e reuniu 18 empresas que ofertaram oportunidades de emprego para esse perfil de trabalhador.

Nesta edição, foram oferecidas vagas em diversas áreas, como técnico de suporte de TI, auxiliar administrativo, empacotador, auxiliar de linha de produção e operador de máquinas, entre outras. Além disso, as organizações parceiras INSS, Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Senac também participaram do evento, que contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
Toda a estrutura da Secretaria do Trabalho ficou à disposição da iniciativa, com atendimentos exclusivos para o trabalhador PcD, inclusive pela Sala do Empreendedor. Foram montados estandes individuais de atendimento para que as empresas realizassem seus processos seletivos, e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estiveram presentes para auxiliar os recrutadores e os trabalhadores.

O evento também contou com o apoio do fotógrafo Emerson Dias, do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina, que produziu fotos profissionais para uso dos participantes em seus currículos e perfis profissionais on-line. O Senac forneceu maquiagem gratuita para os interessados, enquanto a FEL realizou atividades de paradesporto. Além disso, o INSS forneceu orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais.

Conforme o diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da SMTER, Cristian Marcucci, o Dia D é uma oportunidade única para promover a inclusão e ampliar as possibilidades de emprego para pessoas com deficiência. Marcucci destaca que as empresas compareceram em peso, mostrando que o mercado está cada vez mais interessado na inclusão de trabalhadores PcD.
“Já realizamos o Dia D há mais de 10 anos, e as empresas nos procuram ativamente para participar da ação. Graças à proximidade da Secretaria do Trabalho com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizamos uma palestra na semana passada para os representantes das organizações participantes. Eles receberam orientações sobre como lidar com a diversidade, abordar e entrevistar o público PcD. Foi uma atividade muito produtiva e contribuiu para que o Dia D fosse um sucesso”, frisou o diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo.

Tiago Duarte Borges, 34 anos, deficiente visual, veio de Alvorada do Sul para tentar conseguir um emprego e mudar-se para Londrina.
“Tenho experiência nas áreas de cultura e gastronomia, e sempre trabalhei como autônomo. Em Alvorada do Sul, eu auxilio uma amiga que cozinha para fora, e também faço pipocas gourmet, salgados, tortas e bolos para vender. Estou procurando empregos principalmente em gastronomia, mas estou aberto para outras possibilidades também. Fiquei sabendo desse evento através do setor de assistência social do Instituto Roberto Miranda, onde eu estudei, e estou com bastante expectativa de encontrar uma oportunidade, pois preciso muito”, disse.

Os estudantes Ana Beatriz dos Santos, 20, e Ladislau Cerqueira Avelino Júnior, 29, estão no espectro autista e são atendidos pela Associação Flávia Cristina (AFC).
Santos se disse muito contente por poder participar do Dia D. “Gostaria, se possível, de trabalhar em um supermercado”, salientou.
Já Avelino Júnior está torcendo para conseguir um emprego e não tem preferência por área. “Estou empolgado para trabalhar em qualquer função, pois isso vai me ajudar bastante”, pontuou.