Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya acontece de hoje (4) até sexta (8)
Iniciativa celebra os 48 anos de relação entre as duas cidades e contará com programação de atividades diversas

Começou, nesta segunda-feira (4), a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, que comemora os 48 anos de relação entre as duas cidades, consideradas coirmãs. A atividade de abertura foi realizada às 9h, na Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, e contou com a exposição de trabalhos de alunos da escola e de alunos de Nishinomiya. Participaram do evento autoridades de Londrina e membros de entidades representantes da relação nipo-brasileira.
A semana, que vai até sexta (8), é promovida pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME) e de Cultura (SMC), e tem apoio da Câmara de Vereadores e da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya. Com o objetivo de fortalecer a relação entre as cidades-irmãs, que existe desde 1976, as ações são pautadas pela Lei Municipal nº 13.006, que incluiu a semana no Calendário de Comemorações Oficiais do Município.

O evento de abertura contou com apresentações de dança dos alunos do 5º ano da escola e de grupos da comunidade nipônica em Londrina. Ao longo da semana, outras atividades estão programadas, como a contação da história “A Chaleira Mágica”, na Biblioteca Especializada Infantil, e o lançamento do Livro “A lenda de Hyoko”, de Bruna Ester Yamashita e Renata Suzue, na Biblioteca Municipal.
O vice-prefeito do Município, João Mendonça, que participou do evento, ressaltou a importância da relação entre as duas cidades. “Londrina foi construída com a ajuda de imigrantes japoneses e essa semana é uma comemoração desse intercâmbio. Londrina sempre foi uma cidade de braços abertos, e sempre recebeu a imigração japonesa de coração”, declarou.

De acordo com a diretora de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues, Londrina e Nishinomiya mantém diversas parcerias. Essas colaborações perpassam a cultura, a educação e a economia, visando ao crescimento e ao fortalecimento conjunto das cidades-irmãs.
“Esse evento na escola é justamente para envolver a comunidade infantil nessa abertura para o mundo e entender que Londrina é uma cidade internacional. Mesmo que estejamos geograficamente distantes, é possível estarmos próximos,” explica.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, lembrou da presença constante da cultura japonesa na vida dos jovens londrinenses, através do consumo de anime e de mangás. Moraes citou, também, a importância da troca cultural entre os estudantes das duas cidades. “Assim como lá em Nishinomiya as crianças estudam sobre Londrina e o jeito londrinense de ser, nós temos a oportunidade de aprender muito com a cultura japonesa”, disse.
A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Governo, Claudia Prazeres, parabenizou a dedicação dos estudantes da Escola Maestro Andrea Nuzzi na realização das atividades e na decoração da escola para o evento de abertura. “A exposição com os desenhos feitos pelas crianças de Nishinomiya já é uma tradição. Ela acontece todos os anos, mas a cada ano trazemos uma novidade nas atividades a serem realizadas”, sublinhou.

O vereador e líder do Executivo na Câmara, Eduardo Tominaga, é o autor da lei que instituiu a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya no calendário da cidade. Ele realçou o objetivo de fortalecimento das relações através dessa semana. “Através dessa lei, queremos que essa irmandade fique cada vez mais intensa, e que as pessoas procurem saber um pouquinho mais sobre as cidades”, pontuou.
A coordenadora de Relações Internacionais da província de Hyogo-Japão no Brasil, Cristiane Ueta, se disse feliz por participar da Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya. “É um prazer estar em Londrina para comemorar esta data. Eu vim de Curitiba especialmente para participar da abertura desta Semana, que já acontece há alguns anos em Londrina. Lembrando que Nishinomiya faz parte da província de Hyogo, que é irmã do estado do Paraná desde 1970”, frisou.

Os estudantes também puderam conhecer, através de fotos, os pontos turísticos de Nishinomiya como a montanha Kabuto Yama, a Universidade Kwansei Gakuin e o Farol, considerado patrimônio histórico da cidade. As imagens foram apresentadas pelo professor e representante do governo do Japão na Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica), Tatsuo Hayakawa.
Estiveram presentes também o vereador Jairo Tamura, o vereador eleito, Marcelo Oguido, o presidente do Conselho Municipal de Educação, João Marcos de Lima, o presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Luiz Omoto, e a professora e coordenadora da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, Luana de Castro.
Confira a programação completa da semana:
04/11 à 08/11 – 9h às 18h: Exposição dos desenhos realizados pelas crianças de Nishinomiya;
Local: Biblioteca Municipal de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413 – Centro)

06/11 – às 09h30 e às 14h30: Contação de histórias com Renata Suzue – Conto japonês “A chaleira mágica”, por Florence Sakade e Yoshisuke Kurosaki.
Local: Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110 – Centro)
08/11 – 14h: Demonstração de um treino de beisebol para os alunos da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi
Local: ACEL (Estrada Major Achiles Pimpão, 2.300 – Jardim Vale Verde, atrás do Aeroporto de Londrina)
08/11 – 14h30: Lançamento do Livro “A Lenda de Hyoko”, de Bruna Ester Yamashita, com ilustrações de Renata Suzue.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413 – Centro).
Texto: Lucas Worobel, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.