Destaques

Últimas atividades do 3º Festival Quizomba acontecem neste final de semana

Com oficinas e apresentações artísticas, a programação será realizada na Divisão de Artes Cênicas da UEL, no sábado (9), e na Vila Cultural Alma Brasil no domingo (10)

A 3ª edição do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais realiza suas últimas atividades neste sábado (9) e domingo (10). O evento é promovido pelo Coletivo Quizomba e celebra a cultura e ancestralidade afro-brasileira e popular.

No sábado (9), as ações serão marcadas pelas oficinas de percussão e dança africana, ministradas pela artista Fanta Konatê e seu grupo, da Guiné-Conacri. Fanta Konatê e Koria Konatê apresentam as atividades de canto e dança, enquanto Djará Kinugawa atua com o djembê, um instrumento africano de percussão, semelhante a um tambor, e Luis Kinugawa aborda o djembê e o ngoni, um instrumento de cordas.

As aulas serão das 9h às 11h, no espaço da Divisão de Artes Cênicas (DAC) da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizado na Avenida Celso Garcia Cid, 205, na região central de Londrina.

A oficina é gratuita. Para participar, é necessário se inscrever a partir deste formulário. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada, com cerca de 30 a 40 pessoas por oficina.

Conforme a assessora do Quizomba, Luiza Braga, esses encontros proporcionam espaços de troca de saberes e vivências. “É assim que se dá, de fato, a manutenção e a construção contínua da cultura afro-brasileira”, disse.

Divulgação

Já no domingo (10), será realizado o encerramento do evento, no gramado da Vila Cultural Alma Brasil, localizada na Rua Argentina, 693. As atividades vão das 15h às 21h30.

Para levantar o astral, haverá a apresentação do grupo Forró Malê, composto por Graciela Soares, Yandara Pimentel e Leandro Serizo, trazendo seu forró afro-atlântico que mistura baião, xote e reggae, incluindo músicas autorais e clássicos de Gilberto Gil e Dominguinhos. Serão realizadas também as apresentações da dupla Sound Sisters, formada por Nancy e Jah Shaka, com músicas no estilo sound system; do coletivo Ball Room Londrina, trazendo ballroom e dança vogue; do Palhaço Poca Sombra, que atua com malabarismo, música e esculturas de bexiga; e da cantora e dançarina Fanta Konatê.

Também participará da programação o Coletivo Negro Dona Vilma Yá Mukumby – Quizombinha, realizando a Oficina de Máscaras Africanas, que incentiva a criatividade, o empoderamento e a conexão com a cultura afro.

Mais informações sobre as atividades estão disponíveis no perfil de Instagram do projeto.

Organização – Alinhado ao calendário do Mês da Consciência Negra, o Festival Quizomba é uma realização do Coletivo Quizomba junto à Vila Cultural Alma Brasil, à Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA) e ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UEL, com fomento do Programa Funarte de Apoio à Ações Continuadas.

Para o próximo ano, o coletivo já planeja duas edições do festival. Em 2025, o Quizomba estará completando 20 anos de existência.

“Estamos com muita expectativa para celebrar essa história que o Quizomba construiu durante esses anos e poder proporcionar mais encontros e mais afetos”, concluiu Braga.

Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos