Cidadão

Entidade filantrópica no União da Vitória ganha novo laboratório de informática

Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes recebeu 20 notebooks, os quais darão suporte para a realização de cursos gratuitos para a comunidade

Na manhã da última sexta-feira (8), o prefeito em exercício, João Mendonça, participou da inauguração do novo laboratório de informática da entidade filantrópica Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes, no conjunto habitacional União da Vitória, região sul. Os notebooks foram doados pela multinacional indiana TCS, que atua na área de serviços de Tecnologia da Informação (TI), totalizando 20 unidades.

Foto: Lucas Worobel/Estagiário N.Com

Uma parceria entre a entidade e o SENAC vai ofertar vários cursos na área de programação. Com o aumento crescente da demanda por estes profissionais, a ideia é tornar a formação acessível, de forma que jovens e adultos  possam ocupar as vagas ofertadas pelo mercado, melhorando sua renda e qualidade de vida das famílias da região.

A Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes é um centro social administrado pelas Irmãs Salesianas, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia São Vicente de Paulo e Cáritas Arquidiocesana. A instituição oferece diversas atividades de cunho social para as comunidades de diferentes bairros, beneficiando crianças, mulheres, idosos e dependentes químicos. Entre as ações estão cursos de informática básica, que já são ofertados pela entidade, de inglês, de pedicure e manicure. Ela presta também  atendimento psicológico e práticas integrativas por meio do trabalho voluntário.

Foto: Lucas Worobel/Estagiário N.Com

O prefeito em exercício, João Mendonça, parabenizou a Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes por beneficiar tantas pessoas em Londrina. “É uma entidade maravilhosa, que ajuda muitas pessoas que precisam, desde 2006. O que pudermos fazer para ajudar e contribuir com este brilhante trabalho, nós faremos”, disse.

Em 2022, a Casa de Apoio foi declarada como entidade de utilidade pública, por meio da Lei Nº 13.361/2022, de autoria do vereador Aílton Nantes. Em setembro do ano passado, através da lei municipal Nº 13.639/2023, a Prefeitura de Londrina cedeu à entidade a permissão para o uso de um terreno com área de 2.244,68 metros quadrados, situado no Jardim Maravilha, onde será construída a sede da organização. O projeto arquitetônico foi apresentado pela entidade na manhã de sexta.

Foto: Lucas Worobel/Estagiário N.Com

A irmã Pushpamary Susaiappan, presidente da Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes, ressaltou que o novo laboratório vai contribuir para a capacitação dos jovens da comunidade, inserindo-os no mercado de trabalho e retirando-os dos maus caminhos, como o das drogas. “Agora, vamos captar recursos para construir nosso espaço, no terreno cedido pela Prefeitura. Com isso, nós queremos ter um centro social integrado, proporcionando uma boa estrutura para a comunidade, em uma unidade melhor e maior. Agradeço ao prefeito Marcelo Belinati, ao prefeito em exercício, João Mendonça, e os vereadores que nos apoiaram”, afirmou.

O diretor da TCS, unidade Londrina, Francisco Davi Júnior, contou que a empresa vem trabalhado com a Casa de Apoio há algum tempo e acredita no sucesso do laboratório.

A gerente executiva Senac, Amanda Marconi, reforçou que a cidade tem uma demanda acumulada de profissionais nas áreas de programação e desenvolvimento de software. “Por isso essa parceria é tão importante. Os profissionais formados terão facilidade na busca de vagas”, acredita.

Assim que a grade de cursos estiver pronta, a  divulgação e organização serão centralizadas pela Casa da Apoio.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos